Estilo de vida familiar: influências da vida moderna e a importância da inclusão de novos hábitos

Nos últimos anos, algumas mudanças que ocorreram na sociedade acabaram por influenciar negativamente os hábitos e as rotinas das famílias. Em função da correria do dia a dia, das longas jornadas de trabalho e a falta de tempo, muitas vezes acabamos deixando de lado alguns hábitos alimentares saudáveis e a atividade física, substituindo-os por outros, mais práticos, mas que não fazem bem a nossa saúde.

O uso excessivo da televisão, computadores e celulares; maus hábitos de sono; poucas refeições em família; muitas refeições à base de produtos industrializados e fast-food; consumo excessivo de açúcares, gorduras e sal e o maior acesso das famílias a estes produtos, além da falta de espaços seguros para as crianças se divertirem dentro e fora de casa, passando longas horas com movimentos limitados são exemplos do que vem ocorrendo em nosso dia a dia.

Tudo isso são práticas familiares comuns nos dias de hoje e tem contribuído para um aumento no número de casos de obesidade infantil, do excesso de peso em jovens e adultos, além de outras doenças, que aparecem cada vez mais cedo. Por isso a importância de adquirir novos hábitos, se preocupar com a saúde e ter qualidade de vida.

Em grande parte, nossa saúde depende de escolhas que fazemos durante a vida. É eminente substituir esta tendência e estabelecer mudanças no sentido de uma vida mais saudável para toda a família. A organização das rotinas familiares para a realização de hábitos de alimentação, atividade física e sono mais saudáveis merecem a devida atenção. Mas essas mudanças devem ser feitas aos poucos para que sejam realmente consolidadas. É importante que toda a família esteja envolvida. E o exemplo dos pais é fundamental.

Para algo se tornar um hábito  é necessário que ele se torne uma parte permanente de sua programação. Faça com que os hábitos saudáveis ​​virem parte da sua rotina. Refeições em família podem ser um meio de incentivar o consumo de alimentos mais saudáveis, principalmente pelas crianças.  Consumir menos alimentos industrializados e mais “receitas de família”. Praticar esportes como andar de  bicicleta e caminhar, por exemplo. Vale qualquer esporte ou jogo que trabalhe a atividade física em grupo. Dormir bem também é indispensável para quem quer manter a boa saúde. Estabelecer horários para dormir ajuda a criar uma rotina benéfica nesse sentido.

As famílias que tomam medidas para desenvolver bons hábitos juntos são mais propensas a ajudar uns aos outros a atingir metas, alcançar o sucesso duradouro e entender um ao outro, aproveitando melhor o tempo, a família e os amigos.

Se você ainda não fez, faça hoje mesmo a opção por uma vida mais saudável. Afinal viver mais e melhor é possível através dessas pequenas mudanças diárias. Com toda certeza elas irão melhorar a sua saúde, da sua família e contribuir para o fortalecimento da relação familiar.

 

Jeniffer S.Cornélio

Enfermeira

Coren-MG 212.311

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *