Estresse engorda!

Uma queixa comum nos consultórios é o cansaço e algumas horas a mais de sono nem sempre são suficientes para eliminá-lo.

O problema ainda é maior quando associado ao estresse crônico, normal da vida corrida da maioria das pessoas, que pode levar as glândulas adrenais ao sofrimento.

Estas glândulas, localizadas acima dos rins (também são conhecidas como glândulas supra-renais), desempenham várias funções, além de uma comunicação intensa com o sistema nervoso por meio dos hormônios adrenalina, noradrenalina e cortisol.

O comprometimento da glândula não só diminui os níveis de energia como também aumenta o acúmulo de gordura abdominal, prejudica a imunidade e a capacidade de concentração, aumenta a irritabilidade e leva à exaustão.

A boa notícia é que a adrenal pode ser tratada com alimentos e suplementos nas quantidades e horários corretos. Importantíssimo é o fracionamento das refeições já que a queda da glicemia leva o organismo ao estresse.

Quando isto acontece as glândulas adrenais aumentam a produção do hormônio cortisol, que tem como uma das funções equilibrar a quantidade de glicose no sangue.

Para isto, quebra proteínas (diminuindo a massa muscular) tranformando-as em açúcar. Quando ficamos muito tempo sem comer as adrenais funcionam mais e mais.

O cortisol tem um ciclo natural que funciona junto ao nosso relógio biológico ou ritmo circadiano. De madrugada, os níveis de cortisol são baixíssimos, favorecendo a recuperação do corpo.

Se comemos demais à noite, liberamos mais cortisol e o corpo não se recupera tão bem. Este é um dos motivos para privilegiar refeições maiores pela manhã e menores à noite, quando precisamos relaxar para dormir.

O cortisol, hormônio relacionado ao estresse, também é secretado em maiores quantidades após exercícios intensos. Por isto, se quer dormir bem, evite este tipo de atividade à noite. Neste horário prefira caminhadas ou alongamentos.

Também é fundamental escolher bem os alimentos. Como o estresse adrenal leva ao cansaço muitos acabam optando por alimentos hipercalóricos como bolos, biscoitos, massas, chocolate, café com açúcar ou refrigerantes.

Porém, estes alimentos dão apenas um pouco de energia momentânea já que a hipoglicemia de rebote acontece e o cansaço passa a ser ainda maior.

A cafeína e o glúten são particularmente problemáticos, roubando energia do organismo e afetando o sono. Caso esteja louco por café ou por carboidratos pode ser que seu cortisol esteja baixo ou sua serotonina desequilibrada.

Para restaurar a adrenal dê preferências às bebidas com gengibre ou ginseng, chás de ervas como camomila ou valeriana e sucos verdes. Dê preferência aos cereais integrais (especialmente pela manhã) para estabilizar os efeitos do cortisol.

Para suporte adicional alguns suplementos também podem contribuir:

  • Extrato seco de alcaçuz: o princípio ativo é glicirrizina, que tem ação antiinflamatória. Porém, como o mesmo é metabolizado pelas bactérias intestinais, o tratamento da flora é muito importante. Atenção não recomendado para gestantes.
  • Extrato seco de Rhodiola Rosea: modula o estresse reduzindo a secreção do hormônio liberador de corticotropina.
  • L-theanina: aminoácido da planta camellia sinensis, aumenta a produção de serotonina no cérebro, promovendo relaxamento.
  • Alimentos ou suplementos vitamínico-minerais: as vitaminas C (acerola, kiwi e frutas cítricas em geral, brócolis, pimentão e pimenta malagueta), E (semente de girassol, nozes, germe de trigo), o complexo B (peru, atum, lentilha),  e o magnésio  desempenham funções cruciais nas reações que ocorrem na glândula adrenal. Cálcio (laticínios, peixes, brócolis), zinco (frango, peixes, castanhas) e selênio (frutos do mar, carnes, grãos e sementes) também atuam de forma sinérgica acalmando as funções do organismo.

Lembre-se que o tratamento é sempre individualizado. Apenas o médico e o nutricionista estão aptos a orientar sobre a necessidade de suplementos e alimentos.

Déborah Pessoa de Mendonça Camargos

CRN: 6854

Nutricionista Clinlife

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