Exercício Físico e o Sono

 

Preocupações e o estresse relacionado ao trabalho, estudos, saúde ou família podem manter sua mente ativa durante a noite, o que dificulta na hora de adormecer.

A insônia é um distúrbio persistente que prejudica a capacidade de uma pessoa adormecer ou, ainda, de permanecer dormindo durante toda a noite.

Pessoas com insônia geralmente começam o dia já se sentindo cansadas, têm problemas de humor e falta de energia e têm o desempenho no trabalho ou nos estudos prejudicado por causa deste distúrbio.

A qualidade de vida da pessoa, em geral, costuma ficar comprometida pela insônia. Por causa disso muitos têm que fazer uso de remédios para conseguir ter uma boa noite de sono.

Que tal trocarmos os remédios para dormir por atividade física?

Pois além de melhorar a saúde do sono, temos como conseqüência a melhora da saúde como um todo além de proporcionar o tão desejado emagrecimento ou a manutenção do peso.

Mas por que o exercício físico pode promover a melhora do padrão de sono?

 O aumento da temperatura corporal, como conseqüência do exercício físico, facilita o início do sono, graças à ativação dos mecanismos de dissipação do calor e de indução do sono.

E o aumento do gasto energético promovido pelo exercício aumenta a necessidade de sono a fim de alcançar um balanço energético positivo.

Afinal de contas exercício físico e o sono de boa qualidade são fundamentais para a boa qualidade de vida e para a recuperação física e mental do ser humano.

Natália Francisca Louredo

Profissional de Educação Física

CREF 026778-G/MG

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