Exercício Físico X Gestação

Os exercícios físicos bem orientados são excelentes para as gestantes. Existem vários benefícios relacionados às mulheres que fazem exercício físico regular tanto antes, durante, quanto após a gestação.

Antes da Gestação:

A mulher que faz algum tipo de atividade física regular antes da gestação terá diversos benefícios tanto para ela quanto para o bebê. A musculatura abdominal e pélvica mais forte e rígida favorece uma melhor estabilização do bebê e uma recuperação pós parto mais rápida e eficaz. Além disso, durante a gravidez o ‘centro de gravidade da mulher é alterado’ por decorrência da protrusão abdominal natural da gestação, exigindo bastante da musculatura intervertebral. Com essa musculatura mais resistente antes da gravidez, pode-se evitar possíveis incômodos na região. Outro benefício que a mulher possui quando faz exercícios regulares antes da gravidez é que seu sistema circulatório (sistema que levam nutrientes e oxigênio para as células) é mais eficaz e isso favorece a saúde do neném.

Durante a gestação:

As gestantes sedentárias que pretendem fazer exercícios físicos, devem evitar fazê-los com intensidade moderada à intensa principalmente antes dos 3 meses iniciais da gestação. São aconselhados apenas exercícios leves durante esse período, pois a mulher esta mais susceptível a abortos espontâneos e outras complicações na gestação. Por isso, durante os 3 meses iniciais são recomendado atividades aeróbicas sem muito impacto para melhorar seu sistema cardiorrespiratório e circulatório. Após este período, a mulher pode introduzir exercícios que fortalecem e tonificam as musculaturas para favorecer uma melhor saúde durante a gestação, no parto e pós parto.

As mulheres que já praticam regularmente os exercícios físicos devem reduzir o impacto e intensidade para evitar complicações na gestação. A gestante deve continuar fazendo os exercícios, porém com algumas alterações. Com isso, terá um maior controle de peso, melhora a circulação sanguínea (principalmente nas extremidades do seu corpo) evitando inchaços, preparo do corpo para o parto e uma recuperação mais rápida.

Recomendações médicas

É fundamental que seu médico esteja ciente das atividades que você faz. Sempre procure orientações deste profissional, ele vai instruir você sobre complicações fisiológicas que podem favorecer sua gestação ser de risco ou não.

Complicações da falta de exercício físico na gestação

Existem estudos que indicam que o exercício físico regular para gestantes podem evitar problemas como; pré eclampsia, diabetes gestacional, Obesidade gestacional, Macrossomia (excesso de peso do recém nascido) e parto induzido.

E Lembre-se, o exercício físico regular além de promover a saúde da gestante, induz a saúde do bebê ser ainda melhor. Sempre procure orientações tanto do obstetra quanto do educador físico.

Richardson Siqueira

CREF 018387

Educador Físico Clinlife

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