Exercícios físicos emagrecem?

Sim! Sem se exercitar, é difícil perder peso com saúde. As atividades físicas podem ajudá-lo a livrar-se para sempre do efeito sanfona e da crítica condição de falso magro.

Se o seu corpo gasta mais calorias no dia-a-dia do que a quantidade que você ingere na alimentação, a perda de peso é garantida. Por outro lado, se comer mais do que precisa, o excesso é armazenado na forma de gordura.

Mas só conseguem manter o peso aqueles que não abrem mão dos exercícios físicos mesmo após o emagrecimento.

O American College of Sports Medicine, sediado nos Estados Unidos; uma das mais importantes instituições de saúde no mundo é categórica ao prescrever dieta e exercícios físicos como a maneira mais eficiente para a perda de peso e como a melhor garantia de uma manutenção do peso em longo prazo.

Você quer emagrecer, mas optou por não se exercitar? Então, prepare-se para fechar a boca de verdade.

Veja bem: para perder, em média, 1 quilo por semana, você deve consumir menos de 1.000 calorias diárias. Faça as contas: uma pessoa como você gasta, nas atividades comuns do dia, cerca de 1.200 a 2.200 calorias. Para queimar os estoques de gordura, tem de comer menos do que essa quota.

Mas vamos supor que você acrescente uma aula de bike no seu dia, essa aula fará você gastar mais 500 calorias. Você deixará de acumular 500 calorias por dia de exercício. Quem se exercita deixa de acumular calorias.

Qualquer exercício contribui para o emagrecimento, pois todos gastam calorias. É verdade também que só os exercícios aeróbicos como caminhar, correr, pedalar, fazer aula de bike, de step, de dança, natação, hidro promovem a mobilização (gasto) de gordura durante a sua execução. Mas, isso também não quer dizer que você vai emagrecer em 1 semana, é necessário um pouco mais de tempo.

No caso dos exercícios com peso, como ginástica e musculação, a redução de gordura não acontece durante o exercício, mas sim depois e se prolonga por até 44 horas porque o metabolismo é ativado – o corpo gasta energia extra para fazer a recomposição das fibras musculares rompidas durante o esforço.

Como cada tipo de atividade física colabora com o emagrecimento à sua maneira – durante e após o exercício –, o melhor é ficar com as duas.

Os músculos consomem energia para se manter, o metabolismo fica mais rápido e você queima gordura enquanto se mexe. Agora, não perca mais tempo e mãos a obra!

Adeus, efeito sanfona

Emagrecer aliando dieta e exercício, você já sabe, é muito mais fácil e menos sofredor. Depois de magro e feliz, é hora de investir na manutenção, um desafio às vezes maior do que a perda de peso. Nessa hora, mais uma vez, o exercício é um parceiro indispensável. Se você continuar ativo, malhando, vai conseguir segurar o ponteiro da balança, mesmo que volte a um cardápio normal, mas sem exageros.

Fonte: http://thofipert-personalfitness.blogspot.com.br/2008/06/exerccio-x-emagrecimento.html (Adaptado)

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