Exercícios nas férias

Para quem tem filhos, mês de julho ou janeiro significa férias das crianças. E isso muitas vezes, se torna um empecilho, uma desculpa e ou uma maneira que você encontra para sair da sua rotina de exercícios e hábitos de vida saudáveis.

Muitas pessoas viajam ou precisam ficar em casa com as crianças e acham que essa rotina pode atrapalhar o treinamento. Não se preocupe! Segue abaixo algumas dicas de exercícios que você pode fazer em casa ou no local onde você vai hospedar durante sua viagem.

Simulação de Pular Corda

  • 2 minutos simulando que esta pulando corda com ‘saltitos’ (saltos bem pequenos) fazendo o movimento do braço como se estivesse pulando corda.
  • Marque no seu relógio 2 minutos fazendo esses movimentos
  • Após 1 minuto de descanso, repita isso mais 2 vezes.
  • Observação: Caso sinta algum desconforto na região da coluna, quadril, joelhos ou tornozelos, evite esse exercício.

Abdominal Reto

  • 15 à 25 repetições de abdominal reto para tonificar o seu abdômen.
  • Tente fazer o exercício em um colchonete (caso não tenha o colchonete, escolha uma superfície não muito macia, mas também, não muito dura). Mantendo a respiração constante.
  • Após 30 segundos de descanso, repita esse exercício mais 2 vezes.
  • Observação: Caso sinta algum desconforto na região do pescoço e ou lombar, evite fazer esse exercício.

Agachamento sentar e levantar

  • 15 à 20 repetições de agachamento em um banco ou cadeira bem estável (de preferência, apoie esse banco em uma parede). Encostando o glúteo (bumbum) na superfície e levantando.
  • Escolha um banco ou cadeira que seja até a altura de seus joelhos aproximadamente.
  • Repita 3 vezes as 15 a 20 repetições, com intervalo de 30 segundos de descanso.
  • Observação: Caso sinta algum desconforto na região da coluna, quadril, joelhos ou tornozelos, evite esse exercício.

Movimentação lateral

  • 2 minutos se movimentando lateralmente
  • Marque no seu relógio 2 minutos e faça a movimentação afastando e juntando os pés, movimentando lateralmente. Evite cruzar as pernas durante o movimento.
  • Tente manter um ritmo moderado para rápido.
  • Faça 3 vezes o movimento durante 2 minutos, com 1 minutos de descanso entre os exercícios.
  • Observação: Caso sinta algum desconforto na região da coluna, quadril, joelhos ou tornozelos, evite esse exercício.

Exercícios de subir escadas

  • 2 minutos subindo escadas
  • Se você mora em um prédio ou esta hospedado em algum, faça esse exercício.
  • Marque no seu relógio 2 minutos subindo escadas
  • Desça de elevador (de preferência) para evitar o impacto desse movimento.
  • Repita isso mais 2 vezes, após 1 minuto de descanso.
  • Observação: Caso sinta algum desconforto na região da coluna, quadril, joelhos ou tornozelos, evite esse exercício.

Além disso, tente aproveitar esses momentos da melhor maneira possível. Faça atividades que gastam bastante energia. Caminhe, nade, brinque, dance e se divirta. O importante é não ficar parado. Assim, você vai manter uma rotina de atividades físicas no seu cotidiano e vai incentivar sua família a manter hábitos de vida saudáveis.

Observações importantes

É importante que você faça um acompanhamento médico e veja se possui alguma patologia ou doença que impeça você de fazer exercícios físicos sem acompanhamento.  De preferência, além dos exames convencionais que verifica seu organismo esta bem, converse com o médico e peça também um teste ergométrico para saber como o seu corpo comporta durante o esforço físico. Faça exercício de forma segura e saudável!

Richardson Siqueira

Profissional de Educação Física Clinlife

CREF 01838-7

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