Exercite seu cérebro a favor de sua dieta

Pesquisas recentes apontam vários mecanismos pelos quais o cérebro tenta sabotar os esforços para emagrecer. Por isso, a cada situação que o cérebro entende como uma ameaça ao estoque energético do organismo, a resposta é a mesma: uma ordem para guardar mais calorias. Instintivamente, o indivíduo vai procurar consumir as opções com maior teor calórico, ou seja, alimentos com mais gordura e açúcar, e haverá reações cerebrais para reduzir o ritmo metabólico.

“Até pequenos períodos sem comer podem levar a escolhas em que são privilegiados os alimentos calóricos em detrimento dos saudáveis, por isso, a melhor coisa a fazer é não pular refeições.”

As pessoas devem fazer um café da manhã saudável e equilibrado o mais cedo possível e depois diminuir a quantidade de calorias ingeridas ao longo do dia, foi constatado que pessoas habituadas a comer mais tarde perdem menos peso.

Ao longo da evolução, o cérebro também foi sendo condicionado a interpretar a comida como fonte de prazer. Isso quer dizer que o órgão estimula o consumo de alternativas associadas a alto conteúdo calórico e também a maior sensação de bem-estar.

Uma das armas que podem ser usadas é a memória, somente a lembrança de ter saboreado uma farta refeição pode ser suficiente para deixar as pessoas com menos fome, mesmo horas depois de tê-las ingerido.

Pequenas porções proporcionam satisfação similar à promovida pelas grandes, intensificando a mastigação e se tiver um aroma mais forte, melhor ainda. Segundo experiência divulgada na revista científica “Flavour”, quanto mais intenso o cheiro do alimento, menor o tamanho das mordidas. “E as pessoas comem menos se a mordida for pequena”.

O cérebro pode ser condicionado a fazer boas escolhas, você deve determinar isso a ele, essa deve ser uma prática rotineira, a criação de novos hábitos vem da persistência acumulada ao longo dos dias.

Fonte: adaptado: www.istoe.combr

Jaqueline dos Anjos de Abreu – CRN 4632

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