FÍGADO, ÓRGÃO ESSENCIAL PARA O BOM FUNCIONAMENTO METABÓLICO

O fígado tem a função variada e extensiva do que qualquer órgão. É um dos órgãos mais importantes para o metabolismo e armazenamento de nutrientes.

Durante a digestão os nutrientes são quebrados para que as células epiteliais que recobrem o intestino absorvam os nutrientes. Depois de absorvidos os nutrientes passam para o sangue e são captados pelos hepatócitos no fígado, eles os transformam em combustíveis e precursores requeridos em cada tecido e os exportam para o sangue.

Nem todas as substâncias absorvidas pelo estômago e intestino podem ser diretamente utilizadas pelas células, por exemplo: poluentes, metais tóxicos, agrotóxicos, aditivos alimentares, medicamentos, produtos químicos.

Para isso o fígado exerce a função de desintoxificar o organismo, preparando as toxinas, drogas e metais tóxicos, substâncias descartadas pelo metabolismo, numa forma pela qual podem ser eliminadas pela urina (rins), fezes e/ou suor. Esse processo deve estar em perfeito funcionamento, pois as substâncias tóxicas devem ser excretadas para não causar danos ao organismo e prejudicar o metabolismo.

O processo de desintoxificação necessita de uma energia constate e de vários nutrientes para executar essa função corretamente, uma nutrição adequada é fundamental para dar suporte a esse processo.

O fígado neutraliza tanto toxinas internas e externas. Esse processo ocorre em 2 fases dependentes das enzimas (Citocromo P-450), que é dependente de vitaminas, minerais e aminoácidos.

Nutrientes como a colina, betaína, metionina, vitamina B6, ácido fólico e vitamina B12 são úteis para promover a fluidez da bile para fora do fígado. O betacaroteno, as vitaminas C e E e do complexo B são importante para evitar o dano celular e ajudar no mecanismo de desintoxicação.

Dicas para desintoxicar e melhorar seu metabolismo:

  • Pratique uma atividade física;
  • A cada hora tome 1 copo de água;
  • Diminua a ingestão de bebidas alcoólicas;
  • Consuma 3 frutas variadas no dia;
  • Diminua a ingestão de produtos industrializados, produtos prontos, temperos prontos, churrascos, carne vermelha, frituras;
  • Tome em jejum, um suco de fruta natural e acrescente uma folha verde (couve, agrião, salsão);
  • Consuma grãos integrais, legumes e verduras;
  • Consuma 1 xícara de vegetais brássicos (repolho, couve-flor, brócolis, rabanete, nabo, agrião e mostarda);
  • Abuse das ervas para temperar as saladas como orégano, manjericão, salsinha, salsa, tomilho, coentro e outras;
  • Tome chás! 4 xícaras de chá verde ou de hibisco;
  • Consuma ovos 2 x por semana, é rico em colina;
  • Evite manteiga, chantilly, bacon, linguiça, margarina e gordura vegetal hidrogenada;

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