Fim de semana sem culpa

Pizza, uma taça de vinho, petiscos, café da manhã caprichado, almoço de domingo em família… Essas e outras delícias fazem parte da sua lista de tentações do final de semana, mas você, por medo de prejudicar a saúde ou a dieta, nem pensa em saboreá-las? “Quem segue uma alimentação equilibrada durante a semana pode dar uma escapadinha ou outra no sábado e no domingo.

Tudo é permitido, desde que consumido com moderação”, orienta o nutricionista Israel Adolfo Miranda Busto, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Confira os truques para desfrutar desses prazeres gastronômicos sem peso na consciência!

– Antes de seguir para o happy hour, alimente-se. Se não for possível, assim que chegar ao barzinho peça algo para matar a fome de uma vez só, em vez de beliscar durante toda a noite. E escolha as porções assadas, e não as fritas. Se quiser tomar uma caipirinha, substitua o açúcar pelo adoçante.
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– Vai comer pizza com a turma? Escolha as de massa fininha, e com coberturas mais leves, como atum, rúcula, palmito, abobrinha, alcachofra e berinjela. E não exagere. O ideal é consumir até dois pedaços por semana. Se quiser beber vinho, tome uma taça, alternando a bebida com água. Assim, você ingere menos calorias e mantém a hidratação, evitando o inchaço.
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– Macarrão da “mama”: família reunida à mesa, almoço com massa. Você não precisa passar vontade. Escolha o molho à base de tomate, mais leve que aqueles que levam creme de leite, e modere na quantidade de queijo ralado. “Ocupe metade do seu prato com saladas de folhas frescas”, aconselha Israel.
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– Churrasco tentação: em vez de experimentar diversos pedacinhos de carne, sirva-se com uma porção satisfatória e complemente com uma boa quantidade de salada de folhas. “Coma com calma, mastigando muito bem, pois isso proporciona a sensação de saciedade mais rapidamente”, explica o nutricionista. Prefira as carnes magras e, se não dispensa a vermelha, opte por cortes finos e retire a gordura.
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– Doces irresistíveis: se você cumpriu os itens anteriores e bateu aquela vontade de comer um docinho, entregue-se! Tome um delicioso sorvete e aproveite cada mordida, deliciando-se com o sabor e a textura.
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– Mexa-se! Aproveite o tempo livre no final de semana para dançar, andar de bicicleta, fazer caminhadas, passear com o cachorro… A atividade física ajuda a eliminar calorias e faz bem à saúde!
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