Final de ano light

Não tem coisa pior para quem está de dieta do que o período das festas de final de ano. É a confraternização da empresa, o churrasco da turma de faculdade, as revelações de amigo-secreto e as campeãs calóricas no quesito: as ceias de natal e ano-novo.

Mas as festas de final de ano não precisam ser o motivo para estragar sua alimentação ou seu peso, pois seguindo certas dicas, é possível consumir uma alimentação saudável, sem exageros e compensações radicais, por exemplo, comer de tudo até passar mal ou ficar sem comer antes ou depois da festa, para compensar a gula.

Procure manter o bom senso e aproveite a festa para rever familiares, se divertir e não se arrepender no dia seguinte por ter saído da linha!

Troque a tradicional ceia calórica e gordurosa por uma ceia mais saudável e menos calórica. Alguns cuidados simples na hora de comprar os alimentos e prepará-los podem tornar esta refeição mais saborosa, com menos calorias e mais saúde. E sem peso extra, é claro!

Dicas importantes:

– Faça todas as refeições do dia. Se você ficar muito tempo sem comer ficará com fome na hora da ceia e aí o abuso é inevitável. Não deixe de se alimentar durante o dia, pensando em extrapolar na ceia.

– Não vá com fome para as festas. Faça um lanche reforçado antes de sair para não abusar dos comes e bebes.

– Não belisque os alimentos ou beba drinks enquanto prepara a ceia, pois serão calorias a mais

– Água, sempre muita água. Se for optar por bebida alcoólica, intercale sempre com água. Mas cuidado! O álcool tem 7 kcal por grama. Quanto maior o teor alcoólico, maior as calorias da bebida. O vinho e o champagne são ótimas pedidas, o champagne por ser uma das bebidas alcoólicas menos calóricas e o vinho por ter propriedades saudáveis em sua composição. Mas o conselho de sempre, atenção na quantidade.

– Troque o pernil pelo peru. O peru é uma ótima opção de carne magra para o Natal, pois é uma fonte protéica com baixo teor de gordura.

– substitua o arroz branco à grega por arroz integral com brócolis.

– substitua a maionese ou salpicão por uma deliciosa salada colorida!

– substitua a sobremesa de chocolate com nozes por um doce de frutas!

– Para os petiscos utilize as nozes, castanhas e avelãs com moderação, uvas, damascos, frutas desidratas e queijos brancos.

– Cuidado com as frutas oleaginosas (nozes, castanhas, amêndoas, avelãs), como aperitivo ou acrescentadas nas preparações, pois fornecem muitas calorias, apesar de conterem nutrientes funcionais em sua composição.

– Prefira as frutas frescas, da época, fresquinhas e docinhas, são uma delícia! Entre as frutas secas, o damasco é a fruta menos calórica.

– Não abandone os exercícios físicos, procure se exercitar todos os dias, se não for possível ir à academia, faça caminhadas, ajude os seus familiares nos preparativos para as festas, enfim mexa-se!

Neste ano aja diferente, pense em sua meta e não deixe que estes dias de festas prejudique-o!

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