Formas de combater a obesidade

A obesidade é uma doença que tem crescido mundialmente. Os dados sobre a obesidade acusam uma epidemia, ameaçando a vida de bilhões de pessoas.  Segundo a OMS a obesidade pelo mundo mais que dobrou desde 1980. Em 2008 mais de 300 milhões de homens e 200 milhões de mulheres eram obesos, e o mais preocupante é que em 2010 mais de 43 milhões de crianças estavam com sobrepeso.

O estilo e vida de hoje em que temos acesso rápido à informação, transporte, e o avanço da tecnologia têm provocado uma vida mais sedentária e com maus hábitos alimentares. As pessoas hoje e principalmente as crianças passam horas na frente de computadores e televisões e os programas ao ar livre, em que a atividade corporal está presente acaba ficando sem espaço.

Será que não é hora de pararmos para pensar?

Hoje todas as pessoas com o mínimo de informação sabem que para perder peso e manter a vida saudável precisamos começar a mudar o nosso estilo de vida. Hábitos simples como praticar exercícios regulares e se alimentar de forma saudável são os primeiros pontos a serem mudados. Mas e quando não temos motivação e ficamos colocando desculpas e adiando essas mudanças, o que fazer?

Seguem algumas dicas para você pensar e aproveitar o novo ano para estabelecer metas para um estilo de vida mais saudável.

– Se você não ama fazer atividade física, comece procurando um profissional de educação física (personal). Essa é uma saída que dá muito certo, pois você tem um acompanhamento individual e integral durante a aula, trazendo resultados melhores e mais rápidos e a aula pode ficar mais motivante do que quando feita só.

– Procure atividades que permitam convivência social, como por exemplo, aulas de dança, lutas, ginásticas coletivas. Geralmente são aulas animadas em que você se exercita “sem ver o tempo passar” e ainda consegue fazer novas amizades.

– Se você quer saber o que comer e qual a hora certa para comer determinado alimento, não hesite em procurar uma nutricionista que é a profissional que poderá te ajudar a escolher os alimentos certos para manter uma boa saúde.

Pais, estimulem seus filhos a brincadeiras. Hoje acaba sendo mais cômodo para os pais quando os filhos estão quietinhos em uma televisão ou computador, mas não há nada mais saudável do que se exercitar brincando. Por isso, principalmente nesta época de férias leve-os ao clube, parques, praças, circo e qualquer outro tipo de lazer em que as crianças possam brincar e se divertir.

– E o principal, não espere o ano começar para pensar no que irá fazer ou mudar. Já se programe para começar o ano novo com um estilo de vida diferente. Ao final desse ano que se inicia você vai estar se sentindo bem melhor.

Experimente!

Luisa Sabino

Educadora Física

CREF: 020076-G/MG

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *