Fórmula mágica X Hábitos de Vida

Atualmente a grande maioria da população, principalmente brasileira, se encontra acima no peso. Os reflexos dessa situação podem ser vistos nos problemas de saúde associados ao excesso de peso e a má alimentação que vem aparecendo cada vez mais cedo nas pessoas. Doenças que antes tinham maior incidência entre os adultos ou pessoas de mais idade agora também tem freqüência no público infanto juvenil.

A questão com o excesso de peso revela-se assim como uma epidemia tornando-se um problema de Saúde Pública.

Apesar de o momento contar com grande divulgação e propostas de incentivo aos hábitos saudáveis nunca a população mundial teve tanto peso.

E isso tem varias hipóteses, mas neste ensaio vamos nos ater ao pensamento mágico de acreditar que o processo de reeducação alimentar e perda de peso são coisas distintas.

Promessa de formulas mágica e até mesmo alguns procedimentos que visam esta redução de peso e até de medidas sem sendo usadas de forma indiscriminada na tentativa de uma resolução que não exija mexer na alimentação e no acréscimo de atividade física para se alcançar os resultados e no menor espaço de tempo possível, afinal em tempos de globalização tudo é para agora.

Esperar e respeitar limites muitas vezes são vistos, como barreira ou até mesmo sinal de fraqueza.  

Mas a grande verdade é uma só: “NÃO EXISTE MILAGRE NO PROCESSO DE QUALIDADE DE VIDA! SE VOCÊ DESEJA SER SAUDÁVEL PRECISA TER O ESTILO DE VIDA QUE SEJA COERENTE COM SUA ESCOLHA!”

Então se lembre o caminho é alimentação equilibrada e atividade física regular. Ser emagrecido se fosse possível, não teria o mesmo gostinho da vitória, de conseguir ser saudável por mérito próprio.

 Thais Martins Santos

Psicóloga da Clinlife

CRP 04 24 638

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *