Ganhe músculos com os alimentos certos

Seu objetivo na academia é perder gordura e ganhar massa muscular para definir pernas, bumbum e abdômen? Além de treinar, é preciso saber comer!

Quando iniciamos a academia com o objetivo de perder peso é comum a nutricionista orientar a redução no consumo de carboidratos simples (açúcar, doces, pães, bolos, arroz) e gorduras (frituras). A dieta é restrita em calorias e o treino tem como base os exercícios aeróbicos que intensificam a perda de peso.

Após algum tempo e alguns ponteiros abaixo na balança, é preciso fortalecer a musculatura, intensificar a perda de gordura e acelerar mais o metabolismo. É como se o corpo acostumasse com aquele ritmo de dieta e exercícios sendo preciso modificar essa rotina para obtermos mais resultados.

Quanto mais musculatura maior a perda de gordura. Sendo assim, é preciso incluir na rotina de treinos os exercícios de força (musculação, pilates) e, mais do que nunca, precisamos de uma alimentação equilibrada nutricionalmente para fornecer a energia necessária para o crescimento muscular.

PROTEÍNAS – elas auxiliam na construção muscular. O correto seria se ingeríssemos proteínas magras e com boa qualidade nas principais refeições do dia. As mais comuns são: atum, frango, peito de peru, carne magra, ovo, queijo branco, quinoa, whey protein.

CARBOIDRATOS – fornecem energia e protegem a musculatura. Não devem ser excluídos! O consumo deve priorizar os de baixo índice glicêmico, ou seja, aqueles que não elevam os níveis de açúcar no sangue. Um bom exemplo são os integrais: pão, arroz, biscoitos, aveia, linhaça, granola, além da batata doce, batata yacon, cará, folhosos, pêra, maçã, goiaba, ameixa, laranja e outros.

GORDURAS – precisamos das gorduras ‘boas’ e que irão trazer benefícios ao nosso organismo. São as encontradas no azeite, castanhas, nozes e abacate.

E OS SUPLEMENTOS? Esses vão depender do seu objetivo, da sua alimentação diária e do seu ritmo de treino. A suplementação, quando bem orientada, auxilia no ganho de massa de forma mais rápida além de garantir o aporte de nutrientes necessários que nem sempre conseguimos suprir somente com a alimentação.

Siga as orientações do seu nutricionista para ter sucesso no treino!

Christiane Veloso

Nutricionista Clinlife

CRN 8158

 

1 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *