Gestação sem sobrepeso

Durante a gravidez, é normal e saudável ganhar uns quilinhos. No entanto, a obesidade durante esse período pode aumentar o risco de complicações. É importante que as futuras mamães façam um controle do peso e sigam uma dieta saudável para garantir o aporte diário de nutrientes para o bebê.

De acordo com Márcia Cabral, ginecologista e obstetra de São Paulo, o excesso de peso tem um efeito negativo sobre o equilíbrio hormonal e seus ciclos, podendo inclusive diminuir as chances de gravidez. “A gordura frequentemente causa problemas de ovulação”, afirma Marcia.

O bebê também pode ser prejudicado pelos quilos extras. “Um estudo americano mostrou que mulheres obesas têm quatro vezes mais chances de dar à luz a crianças que se tornarão obesas na fase adulta”, diz a nutricionista.

Segundo ela, as mulheres com um peso considerado normal, ou seja, entre 20 e 25 de índice de massa corporal (IMC), não devem ganhar mais de 12 quilos durante a gravidez. “Em compensação, quem tem IMC maior que 30 não deve ganhar mais de 10 quilos.”

De toda a forma, se aconselhe sempre com o seu médico. “O ideal é que a mulher faça um acompanhamento pré-natal e cuide da saúde global de seu corpo”, diz. Medidas simples como a redução de fritura, de embutidos, de enlatados, de sal, de carnes gordurosas, de café e de bebidas açucaradas ajudam as mães a ficarem de bem com a balança e com a saúde.

Para fugir dos enjoos que aparecem nos primeiros meses da gestação, Márcia recomenda um bom copo de limonada. “A bebida é rica em vitamina C e é de fácil digestão”.

Fonte: Terra

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *