Hormônio e atividade mental

Você sabia que existe um hormônio produzido pelo sistema nervoso e que é responsável pelas suas atividades mentais? E que a sua produção vai diminuindo a medida em que  envelhecemos?

Esse é o pregnenolone. Um hormônio natural esteróide, considerado um neuroesteroide presente no cérebro. Chamado de hormônio da memória, age sobre a concentração, estimula a reflexão e certamente a memória. Aumenta a energia disponível,a  atenção e a consciência, proporcionando uma sensação de vigor e felicidade.

O corpo humano sintetiza pregnenolone nas mitocôndrias de diversos órgão e tecidos, como a glândula adrenal, fígado, pele, gônodas (testículos e ovários), tecido nervoso e na célula da retina. É precursor de outros hormônios (inclusive o DHEA) e hoje é um dos mais promissores avanços na terapia hormonal. Ele é capaz de estimular memória e raciocínio, combater o estresse e a fadiga, melhorar o humor, melhorar a performace visal e auditiva, reduzir os sintomas de tensão pré menstrual e menopausa.

Ele é obtido através da diosgenina (um fitohormônio proveniente da planta Yam Selvagem), é convertido em pregnenolone em laboratório.

Com o envelhecimento, os níveis de esteróides e de seus precursores (pregnenolone) começa a diminuir ocasionado falta de memória e lentidão do raciocínio. Aos 70 anos, por exemplo, as taxas são inferiores à 60% em relação às apresentadas aos 30-35 anos.

O pregnenolone é mais um hormônio que decresce com o envelhecimento e sua reposição através da modulação hormonal e dos hormônios bioidênticos resgata seus níveis proporcionando saúde, bem estar e boa memória.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *