Impedir queda de glicose no cérebro ajuda a manter peso

Quando as fontes de glicose caem no sistema nervoso central, o organismo começa a perder a capacidade de controlar o desejo, o que possibilita o aumento da vontade de comer.

Um estudo publicado no “Journal of Clinical Investigation” sugere que impedir a queda dos níveis de glicose no cérebro pode ser o segredo para manter o peso. A informação foi publicada no site do jornal britânico “ The Telegraph”.

Segundo os pesquisadores, a falta de glicose – que alimenta o cérebro – dificulta o controle da vontade de devorar alimentos calóricos.

Os obesos são mais vulneráveis. Mesmo a menor queda da glicose, pode facilitar a ingestão de carboidratos, a maior fonte de açúcar para o corpo. Nesse caso, a busca pode ser tanto pelos “bons” carboidratos (frutas, vegetais frescos, arroz, massas e pão integral) como outras variedades mais calóricas, que incluem pão branco, açúcar, refrigerantes, bolos e batatas fritas.

Comer menos e várias vezes ao longo do dia pode diminuir a chance de sucumbir à tentação, principalmente para as pessoas obesas, indica a pesquisa.

Segundo Rajita Sinha, da Universidade de Yale nos Estados Unidos, “a chave parece estar na ingestão de alimentos saudáveis que mantêm os níveis de glicose. O cérebro precisa de alimento.”

Fonte: Folha.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *