A importância da Atividade Física no processo de emagrecimento

A prática de exercícios diários promove benefícios a curto e longo prazo, independente de idade, peso ou gênero. Esses benefícios vão desde o aumento do metabolismo, controle da pressão arterial, redução dos triglicerídeos até a melhora das habilidades cognitivas, perda de gordura e desenvolvimento da massa magra (músculos), dentre inúmeros outros.

Nota-se que as principais mudanças no corpo se iniciam quando a pessoa muda sua forma e o tipo de alimentos que consome. Porém, não adianta apenas reduzir drasticamente a ingestão calórica, pois o organismo passa a buscar energia nos músculos, ou seja, eles passam a serem catabolizados. E também observa-se em alguns estudos que a perda de peso é sustentada por mais tempo quando associada a exercícios. Portanto, é essencial a combinação de atividade física e alimentação saudável no processo de emagrecimento.

Levando em consideração que os principais fatores que levam a obesidade são: genética, nutrição, inatividade física, questões de ordem farmacológica, endócrina, neurológica, ambiental e estilo de vida, é fácil perceber porque a obesidade vem atingindo um número cada vez maior de indivíduos, de ambos os sexos, e em diferentes faixas etárias.
As conseqüências devido à obesidade são: insuficiência cardíaca, tromboses e hemorragias cerebrais e, tromboses coronarianas. Além disso, diversas doenças podem agravar-se, destacando-se a diabetes, hipertensão, arteriosclerose, varizes entre outras.

Muitas vezes, a prática de exercícios físicos é difícil, desmotivante para um indivíduo obeso, principalmente porque o excesso de peso reduz a eficiência mecânica e a amplitude de movimentos, causando desconforto, dores e uma certa resistência psicológica. Devido a esta situação, o programa de exercícios deve ser planejado em cima das condições atuais da pessoa.

A Atividade Física é importante não só para emagrecer mas também para manutenção do peso. Então defina suas prioridades e coloque a atividade física como rotina em sua vida, e viva com mais disposição e sobretudo com mais saúde.

 

                                                              Luiz Cláudio dos Santos

Profissional de Educação Física

                                         CREF: 026677- G/MG

1 comentário


  1. A atividade é parte primordial para o emagrecimento, mas penso que o resultado será mais rápido complementando com uma boa alimentação.

    Ótimo artigo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *