IMPORTÂNCIA E BENEFÍCIOS DO AGACHAMENTO LIVRE

Você conhece alguém que não “malha” perna? Somente tronco e membros superiores? Pois bem, acredito que todos conhecem…

Vou agora listar alguns dos benefícios que um treino de membros inferiores, mais especificamente o Agachamento Livre, pode trazer para o nosso corpo!

1-    Aumento da força

Se executado de maneira correta, o agachamento livre tem maior recrutamento muscular do que qualquer outro aparelho/exercício de membros inferiores. Por ser um exercício multi articular e composto, é possível aguentar uma carga maior do que outros movimentos, possibilitando assim maiores ganhos de força.

2-    Ganho de massa muscular

Os músculos posteriores das coxas, quadríceps e glúteos são os principais músculos envolvidos no agachamento. Porém, nosso corpo utiliza outros músculos para estabilizar ou auxiliar no movimento, são eles: panturrilhas, abdômen, lombar, trapézio, ombros…

Junto a isso, o agachamento é o movimento que mais libera hormônio do crescimento e testosterona (*). Portanto, se seu objetivo é o aumento de massa muscular no corpo como um todo, faça agachamento.

3-    Queima de gordura

Como o agachamento é um movimento com grande recrutamento muscular, o gasto energético para tal será maior do que outros movimentos, logo mais gordura será queimada para a realização do movimento.

Fora isso, durante a recuperação muscular pós-treino, o corpo também precisa de mais energia para se recuperar, logo mais queima de gordura.

Podemos perceber que o agachamento não é só mais um exercício para fortalecimento das pernas, se você quer melhorar seus resultados no corpo como um todo, faça agachamento.

Procure um profissional de Educação Física para otimizar seus treinos.

Rodrigo Menezes

Profissional de Educação Física

CREF 09991-G/DF

* Shaner, A., et al. (2014) The Acute Hormonal Response to Free Weight and Machine Weight Resistance Exercise. J Strength Cond Res.

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