Ioga

Desde tempos imemoriais os seres humanos vivem em constante busca por conhecimento. Compreender os segredos da vida é algo natural que ocupa o intelecto humano e o faz agir de maneira que melhor se adapte às condições de vida que o planeta Terra oferece.

Essa busca permeia tanto nas causas e efeitos da matéria, para formulação de ciências e construção de máquinas; quanto nos poderes da mente transcendental, capaz de levar o homem a um estado de hiperconsciência que proporciona saúde corporal e iluminação espiritual – é o que promete o ioga, prática cultural indiana que ganha cada vez mais espaço entre os brasileiros.

A prática do ioga leva a uma vida mais saudável, mais equilibrada do ponto de vista emocional e mental e à realização espiritual.

As diversas posturas (asanas) são benéficas para todo o corpo. Conferindo movimentação articular, alongamento e tonificação, elas permitem um trabalho privilegiando a coluna vertebral (eixo físico e energético). Atuam ainda nos órgãos internos, ajudando a manter os sistemas circulatório, endócrino, nervoso, respiratório e ósseo, entre outros, num estado de saúde excelente.

As técnicas respiratórias (pranaiama) ajudam a ampliar a capacidade pulmonar, beneficiam a oxigenação e energização de cada célula, equilibram o sistema nervoso, beneficiam especialmente o funcionamento do coração e têm efeito importante na mente, proporcionando um estado de calma, renovação e pensamentos positivos.

O estado de concentração e meditação nos leva à união com nós mesmos e com a natureza, sendo uma forma de alimentar nosso plano espiritual.

A prática constante e paciente leva a um estado de libertação.

Paulatinamente, nos libertamos das tensões do corpo, dos hábitos que causam doenças, dos estados emocionais que nos escravizam, dos pensamentos que nos bloqueiam e nos impedem de expressar o “ser em liberdade”.

É um caminho de autoconhecimento de nossos potenciais mais profundos.

Fonte: www.bemsimples.com (Adaptado)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *