Longevidade saudável

Nascer, crescer, viver, amadurecer, virar idoso e… viver mais ainda!

Qual sua idade? Quantos anos têm sua “cabeça”? Seu fígado? Sua pele que idade tem? E seu coração? Parece estranho? Pois saiba que o relógio que marca nossa idade cronológica não é o mesmo que se aplica à nossa idade biológica e/ou psicológica.

A Organização Mundial da Saúde classifica as faixas etárias (cronológicas) da seguinte forma:

15 à 30 anos – Idade Adulta Jovem ou Juvenil

31 à 45 anos – Idade Madura

46 à 60 anos – Idade de Mudança, Média, Involução ou Envelhecimento

61 à 75 anos – Idade do Homem mais velho

76 à 90 anos – Idade do Homem velho

mais de 90 anos – Idade do Homem muito velho

Podemos dizer que nossa vida é dividida em ciclos e em cada um desses ciclos ocorrem mudanças, internas e externas. Ao tomarmos consciência dessas mudanças, podemos atuar positivamente em nossos hábitos, nossas escolhas, nosso estilo de ser, comer e sentir e concluirmos que: nunca é cedo e nem tarde para mudarmos para melhor nossa idade biológica e/ou psicológica!

NA FAIXA DOS 30CHEIOS DE ENERGIA: Nessa fase de vida estamos no auge da vitalidade, preocupados com a consolidação da carreira e das conquistas materiais. O corpo e a mente são submetidos a uma maratona de trabalho. É importante ficarmos atentos aos níveis de fadiga, estresse e ansiedade, e se necessário procurarmos ajuda de profissionais.

Nossas habilidades de organização e de revisão da educação que recebemos encontram-se bastante apuradas. Guardamos ainda o perfil alimentar adquirido durante a adolescência, fase de crescimento e desenvolvimento, e não mais adequado ao corpo maduro. Por estarmos extremamente voltados à atividade intelectual e ao sucesso da carreira, a prática de atividades físicas e os cuidados com a alimentação acabam, muitas vezes, ficando em segundo plano.

Vida sedentária e hábitos alimentares impensados resultam em perda de massa muscular e no decorrer do tempo, dão margem ao aparecimento dos problemas com excesso de peso e doenças típicas da maturidade – níveis elevados de triglicérides e colesterol, diabetes tipo II, hipertensão, doenças do coração, osteoporose e outras. Com um programa de exercícios físicos e alguns ajustes nas escolhas alimentares, personalizados e adaptados ao estilo de vida pessoal, é possível prevenir vários problemas de saúde nesta fase e nos anos posteriores.

NA FAIXA DOS 40FELIZES E SAUDÁVEIS: Por volta dos 40 anos, atingimos a fase da consciência, da consolidação de nosso lugar no mundo. É comum nesta fase, abandonarmos os valores aceitos por adequação social e elegermos nossos próprios valores que vão ao encontro da nossa verdadeira essência como ser humano.

Os primeiros sinais da maturidade já são visíveis na pele, no cabelo e em nosso corpo. Nosso metabolismo basal começa a ficar mais lento e passamos a gastar menos energia para cumprir as funções vitais (respiração, batimentos cardíacos, digestão, sudorese, etc).

Com o metabolismo basal desacelerado, fica propício o ganho de peso corporal. Nesse período todo o cuidado com a alimentação é pouco. Aliar cuidados alimentares, exames médicos de rotina e um programa de exercícios físicos é o caminho para a saúde e o controle do peso corporal. Fazer escolhas conscientes e inteligentes para previnir as doenças e retardar o envelhecimento.

NA FAIXA DOS 50EM PLENA FORMA E VIGOR: Cheios de luz própria, motivação interna e vitalidade, valorizamos nossos momentos de interiorização, estamos abertos a novos hábitos e novos valores sociais e nossa criatividade está potencialmente ampliada para o bem.

O desenvolvimento da espiritualidade ganha importância nessa fase da vida. Com as mudanças fisiológicas acontecendo estamos mais abertos a realizar adaptações em nosso estilo de vida e adotar hábitos que acrescentam saúde e qualidade ao dia-a-dia.

Tendo o corpo como um templo sagrado, é necessário alimentarmos este corpo com bons pensamentos, sentimentos, leituras, alimentação saudável… e tudo o mais que nos permita sentir e viver com qualidade toda a plenitude interior que temos em mãos. Um programa de atividades físicas bem orientado por um profissional é também muito bem vindo neste período da vida.

A PARTIR DOS 60SENTINDO-SE JOVEM E SÁBIO: Essa fase caracteriza-se por ser a fase da sabedoria, serenidade e riqueza interior. A busca por uma nova missão de vida que beneficie a humanidade tem especial valor aos 60. O ato de fazer o bem proporciona muita satisfação interior e, consequentemente, a longevidade saudável.

O convite é: Podar os galhos secos, sacudir a poeira e levar uma vida ativa, saudável e divertida! A troca de experiências, emoções e conhecimentos adquiridos ao longo da vida, com as gerações mais jovens é de grande valor. Ambos só têm a ganhar. Este é o ciclo marcado pela Sabedoria e Qualidade no estilo elegante de ser, comer, sentir, pensar e viver.

QUE IDADE BIOLÓGICA E PSICOLÓGICA QUER TER? A DECISÃO É SUA!

Texto de: Marília Fernandes (ADAPTADO)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *