Manteiga ou margarina: Qual a opção mais saudável?

Por muito tempo a manteiga foi considerada grande vilã nas dietas e a margarina foi ganhando espaço na rotina alimentar dos brasileiros.

Porém, pesquisas recentes têm mostrado que esses valores estão se invertendo.

 Embora tenham muita semelhança em sua aparência, suas composições são muito diferentes.

 

A manteiga contém a maioria das vitaminas solúveis em gordura (A, E, K e D). É uma fonte rica em vitamina A de alta absorção; necessária para uma série de funções no organismo, como:

– metabolismo adequado da proteína;

-melhora no funcionamento do sistema endócrino;

– promoção de um sistema imunológico forte;

– melhor função da tireoide, da visão, e do metabolismo ósseo;

– saúde da pele.

 É rica em ácidos graxos de cadeia curta e média; utilizados mais rapidamente como fonte de energia, ao invés de serem estocados como gordura corporal.

A manteiga tem quantidades significativas de ácido butírico que possui propriedades anticancerígenas, ajuda no controle do peso, promove a saúde da flora intestinal e age como anti-inflamatório.

E mais; a manteiga é rica em gordura saturada

Alguns estudos de metanálise foram feitos provando que a gordura saturada não gera doenças cardíacas.

Já o consumo de altas quantidades de gorduras poliinsaturadas da margarina e de óleos vegetais industrializados, foram associados a um maior nível de desenvolvimento de doenças cardíacas.

A margarina era feita a partir da hidrogenação de óleos vegetais, rica em gorduras trans.

Como foram descobertos os males associados a esse tipo de gordura, a indústria modificou a composição da margarina adicionando gorduras interestificadas, que também não são ideais, já que podem aumentar os níveis de glicose no sangue e contribuir para o aumento do colesterol ruim (LDL).

Além disso, esse tipo de gordura é estranha ao organismo, que não consegue metabolizá-la apropriadamente.

Por isso, mesmo as versões de margarina light ou enriquecidas com cálcio e ômega 3 devem ser evitadas.

Nunca houve nenhuma evidência boa de que a margarina é benéfica para a saúde. Portanto, prefira a manteiga, lembrando de que o ideal é consumir até duas colheres de chá por dia.

Karoline Martins

Nutricionista – Clinlife

CRN: 5616

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