Manter o peso saudável

Cair no efeito sanfona é algo temido pela maioria das pessoas que já emagreceram, principalmente aquelas que em outras fases da vida recuperaram novamente os quilos indesejados. Porém o ato de engordar e emagrecer repetidas vezes, normalmente acontece após dietas muito restritivas, pois a pessoa não consegue manter por muito tempo o mesmo tipo de alimentação e volta a comer em excesso.

Uma das causas do efeito sanfona acontecer está associado com o numero das células de gordura. Estas células são formadas ainda na infância e quando se come muito e de forma desequilibrada, estas células aumentam de tamanho e se multiplicam. Estas células continuam no nosso corpo mesmo após o emagrecimento, elas não são perdidas.

Quando não fazemos uma dieta da maneira correta, pode-se correr o risco do metabolismo se tornar lento, pois o cérebro interpreta a eliminação de peso como uma ameaça à integridade do organismo e começa a “queimar” menos calorias. É uma maneira de preservação para que a pessoa recupere o peso perdido, assim ocorre o efeito sanfona.

O segredo para sair do efeito sanfona é manter uma alimentação equilibrada para o resto da vida. E as vantagens são inúmeras desde que você mantenha a nutrição adequada das células, para que elas exerçam suas funções corretamente.

 Emagrecer com saúde pode levar mais tempo e requer disciplina e força de vontade, pois o organismo precisa se adaptar à nova alimentação. Nosso organismo também precisa de programação e rotina para lidar com a manutenção do peso, isto porque ele tem uma espécie de memória metabólica com tendência a querer retornar ao estado anterior.

As atividades físicas são ótimas aliadas para manter o peso saudável e uma das principais responsáveis em manter o metabolismo sempre ativo, faça do período de emagrecimento uma fase de aprendizado e não permita que ela seja esquecida mais. Todas as mudanças que você fez um sua vida devem continuar, diante disso nada poderá atrapalhar os resultados que você conseguiu com seu esforço e dedicação, fique tranqüilo!!

Petrina Gomes de Lima

Psicóloga Clinlife – CRP 04/28095

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *