Metabolismo e Emagrecimento

O corpo humano funciona como uma máquina, fazendo a digestão dos alimentos, bem como a absorção dos nutrientes, fornecendo assim
energia para todas as células. Esse processo é descrito como metabolismo, e está diretamente relacionado à manutenção do peso.

Metabole, do Grego, significa “mudança”. A palavra metabolismo representa o conjunto de reações bioquímicas que ocorrem no nosso corpo, constantemente, nos mantendo vivos.

O metabolismo é composto por dois processos: o ANABOLISMO, caracterizado por uma série de reações químicas que sintetizam moléculas a partir de “partes” menores, geralmente envolvendo um gasto de energia. O processo anabólico é sinalizado através de alguns hormônios, como a insulina, o hormônio do crescimento (GH), e a testosterona.
o CATABOLISMO por sua vez, é o processo pelo qual o corpo degrada nutrientes fornecendo energia para as células. Principais hormônios catabólicos: cortisol, adrenalina e glucagon.

A taxa metabólica basal (TMB) – ou, metabolismo basal – refere-se à quantidade mínima de energia (calorias) que o corpo necessita para manter suas funções em repouso.

Além da genética, outros fatores também determinam a velocidade do metabolismo, como idade, composição corporal, a prática de atividade física, alimentação (dieta), e problemas de saúde.

Daí a importância de fazer um check-up com acompanhamento médico, observar os hábitos de vida, e fazer as mudanças necessárias para alcançar e manter o peso ideal. O metabolismo é estimulado através da realização de atividade física, reeducação alimentar e qualidade do sono. Quanto mais ativo e com hábitos de vida saudáveis, maior tende a ser o metabolismo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *