Mudanças de hábitos: subir escada tem muitos benefícios para a saúde e para o corpo.

Hoje em dia em nosso cotidiano temos muitos recursos que “facilitam” a nossa rotina, mas que também traz uma serie de malefícios para nossa saúde. Por exemplo, o controle remoto dos aparelhos eletrônicos, automóveis, elevadores e outros recursos têm feito com que o ser humano fique cada vez parado, ou fazendo o mínimo de esforço possível, tudo que nosso corpo não que.

Lembre- se nosso corpo é uma maquina, ele foi feito para movimentar em todos os planos e sentidos (andar, correr, saltar, agachar, levantar, erguer…), e como toda maquina ele precisa de manutenção. A manutenção do nosso corpo é feita através de uma boa alimentação, um bom repouso e muito mais muito movimento (atividade física).

Já sabemos que a prática de atividade física tem muitos benefícios como:

  • Melhora a auto-estima e o desempenho sexual.
  • Diminui os riscos de depressão.
  • Reduz o risco de infarto e doenças cardíacas.
  • Previne o surgimento de diabetes e AVC.
  • Fortalece as articulações, a musculatura e os ossos.
  • E outros.

Esse texto vem da uma dica muito importante para quem está na luta contra a balança ou em busca de melhorar a saúde, e falar de um recurso muito comum e excelente para treino, mas que tem ficado esquecido pelas pessoas por causa da modernidade, estou falando da escada. Sim a escada, muitas vezes a temida escada.

 Você sabia que três lances de escada com 10 degraus pode equivaler a 10 minutos de caminhada moderada?

Isso mesmo estima-se que o gasto de energia seja entre quatro a sete vezes maiores do que usar o elevador e entre oito a nove vezes mais do que ficar sentado sem fazer nada. As pontuações são altas, bem acima de exercícios físicos, como o trote ou a natação vigorosa, portanto, com uma significativa queima de calorias. Subir escadas queima cerca de duas vezes mais calorias do que diversas outras atividades físicas e esportivas. Ir pela escada ajuda a reduzir medidas, fortalece as pernas e endurece o bumbum.

É necessário subir acima de dez degraus para queimar aproximadamente uma e meia caloria ou descer cerca de vinte degraus para queimar uma caloria. Há outras variáveis que afetam a queima de calorias, o tipo de escadaria usada pode interferir (a altura do degrau), o sexo, a idade, o condicionamento físico geral e a velocidade. O peso corpóreo de cada um pode representar alguma variável nesta atividade física: quanto mais pesado, mais calorias são queimadas.

A melhor estratégia para perder peso é avançar apenas um degrau de cada vez. Subir de dois em dois degraus não significa que terá o mesmo resultado do que subir degrau por degrau. Descer escadas queima menos calorias do que subir, mas é importante para músculos e articulações que não são tão requisitados quando se sobe. Descer também é um bom exercício de equilíbrio e coordenação; muito útil para pessoas na terceira idade.

Subir e descer escadas é considerada uma atividade física aeróbica vigorosa e de baixo impacto, com alta demanda energética. A recomendação da ONU – Organização das Nações Unidas para a prática de exercícios físicos vigorosos é de que uma pessoa, com bom condicionamento físico, não pratique mais que 75 minutos por semana, o que daria apenas cerca de 11 minutos por dia. Outra questão importante a se considerar é que quando se pratica uma atividade física vigorosa, a queima de calorias permanece tempos após finalizada cada sessão de exercícios. É sempre bom estar atento para não forçar o corpo e ultrapassar os próprios limites a ponto de vir a ter problemas de saúde por atividade física em excesso.

Subir e descer escadas é bom para a saúde por ser um exercício total para o corpo. As pernas são as primeiras a serem beneficiadas,com a prática, vão ganhar resistência e força. Na descida, cada uma das pernas sustenta todo o peso do corpo, alternadamente. O trabalho dos músculos contra a gravidade também é valioso. Subir escadas faz com que os braços fiquem mais fortes. O movimento natural dos membros superiores pode ser ampliado com o estímulo de segurar no corrimão. Além do ganho em massa muscular em braços, pernas e quadris, os músculos ficam mais tonificados. Atividade física aeróbica, subir entre 10 e 20 degraus já resulta em benefícios para todo o sistema cardiovascular. Antes de iniciar a prática de qualquer atividade física é recomendável consultar um médico e ao iniciar é bom ter o acompanhamento de um educador fisico.

Por ser mais cansativo, requer menos tempo de treino para obter resultados semelhantes. Para se ter uma noção, subir escadas 15 minutos por dia é semelhante a correr 30 minutos por dia. Quem ainda não está acostumado pode sentir-se cansado já nos primeiros degraus. A recomendação é ir aos poucos e não forçar demais. Aumente gradativamente a quantidade de degraus. Comece subindo um ou dois andares apenas e tome o elevador até o andar que deseja chegar e, dia a dia, vá aumentando a quantidade de degraus superados. Para subir um andar ou descer dois, utilizar a escada pode ser mais rápido do que esperar o elevador.

Então o que está esperando, o elevador,fala sério, sai dessa, mude de hábito e de um “up” na sua saúde.

Só uma observação, se seu objetivo for transformar a escada seu instrumento para a realização de um treino especifico, por exemplo, para emagrecimento e não so para o uso do seu dia-a dia lembre-se que é de extrema importância o acompanhamento de um educador fisíco, pois como em todos os treinos existe restrições e metodos que podem ser utilizado para potencializar seu treino, alem de diversas avaliações que devem ser feitas para acompanhar seu progresso e também aquela passadinha no médico. Ok

Então desejo a todos muita saúde e bons degraus.

Érica Cristina P. Gonçalves – Educadora Física Clinlife

CREF: 026480-G/MG

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *