MUDANDO DE VIDA

Querer emagrecer é processo que exige da pessoa uma mudança em todo seu estilo de vida. Essas mudanças não acontecem da noite para o dia, os novos hábitos vão sendo adquiridos de forma gradual e depende da força de vontade em persistir, repetir o comportamento até que aquele novo hábito se torne comum na rotina da pessoa.

Existem algumas fases que normalmente a pessoa tende a atravessar quando decide mudar seu estilo de vida e adquirir bons e novos hábitos. A primeira é quando a pessoa ainda não percebe a necessidade de mudança e permanece presa a uma zona de conforto. Na segunda fase a pessoa já começa a refletir sobre a condição que ela está vivendo e se sentir incomodada, a partir daqui começa a mostrar um desejo de mudança.

Na próxima fase a pessoa sente necessidade de superar e transformar o que não está lhe agradando, mas ainda continua no mesmo ponto de início e sem conseguir enfrentar a situação, pois tem dificuldade de se comprometer com o processo de mudança.

Após este período vem a fase em que os primeiros sinais de um novo estilo de vida começam a aparecer e a pessoa já consegue incorporar no seu dia-a-dia alguns dos novos hábitos saudáveis, porém ainda falta uma frequência e comprometimento, assim os resultados não são satisfatórios quanto a pessoa espera. Em seguida observamos a fase de mudança realmente, onde a pessoa procura novas atitudes e desenvolve estratégias para alcançar seus objetivos, facilitando o processo de mudança. Aqui os resultados começam a surgir, a pessoa sente-se motivada com seu desempenho, sendo necessário reorganizar a vida para manter os bons resultados.

Buscar hábitos mais saudáveis é importante para toda vida, por isso não descuide de sua saúde, persista e tenha disciplina para que os benefícios desta mudança sejam eternos. Ter sempre em mente algumas dicas podem ajudar a manter tudo que foi conquistado:

-Evite comer em excesso, comer sem necessidade só porque os outros estão comendo.

-Sempre que possível alimente-se em um ambiente calmo, tranquilo.

-Durma bem. Dormir de sete a nove horas ajuda a controlar hormônios que ajudam no processo de emagrecimento.

– Faça exercícios físicos. O exercício, além de ser incrível para perder peso, exercita todos os músculos do corpo e mantém o ritmo cardíaco – o que ajuda a queimar gorduras.

– Saiba dizer não. Não aceite pressões para comer mais do que o planejado.

-Não fique longos períodos sem se alimentar, coma de 3 em 3 horas.

 

Petrina Gomes de Lima

Psicóloga Clinlife

CRP 04/28095

 

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