Multiplicidade de papéis, saúde e qualidade de vida da mulher moderna

Pixabay/Creative commons

Reconhecimento profissional, satisfação pessoal e qualidade de vida são alguns dos desejos das mulheres do Século 21. Casadas ou solteiras, elas enfrentam carga de estresse alto com as múltiplas jornadas impostas pela vida moderna, com as obrigações no trabalho, com a família ou amigos e os estudos. Assim, os cuidados pessoais e a prevenção da saúde se fazem imperativos para que alcancem seus objetivos.

Ter um estilo de vida saudável é imprescindível para conseguir chegar aos 100 anos com saúde física e mental e de bem com o seu corpo. E como nunca é tarde para realizar mudanças na vida, que tal começar a fazê-las agora?

Nossos hábitos dizem muito sobre quem somos, como costumamos trabalhar e sobre quais as expectativas que temos em relação ao mundo e às pessoas. Para que possamos ter sucesso em nossas atividades diárias, seja nas profissionais e ou pessoais, é preciso que identifiquemos bons hábitos e os maus, tanto para reforçar alguns comportamentos quanto para podermos nos desprender deles e adotar novos e melhores hábitos.

Quanto melhores forem estes hábitos, mais felizes poderemos ser! É preciso muita força de vontade para modificar maus hábitos. Primeiro precisamos identificar quais são as atitudes que nos prejudicam. Por exemplo, adiar nossos compromissos sem necessidade, não separar um tempo para realizar refeições, momentos de lazer ou até mesmo ir dormir muito tarde, insistir em terminar alguma tarefa quando já não temos mais energia para isso. Esses são comportamentos habituais que não ajudam no sucesso de nossas atividades e que precisam ser modificados. Nossos hábitos só podem ser alterados através de muito esforço. Toda mudança exige vontade e disciplina, mas vale à pena.

E sabe aquela história de que tudo o que consumimos reflete diretamente na nossa saúde? Pois bem, isso é verdade. Manter uma alimentação saudável, praticar atividade física  e cuidar da saúde na juventude são fatores essenciais para chegar à terceira idade com muito mais vigor, energia e livre de doenças. Além disso, a aquisição de bons hábitos alimentares aumenta a disposição para o desenvolvimento de tarefas no seu dia a dia.

Praticar atividade física, para muita gente, é um desafio. Falta de vontade, preguiça ou um histórico de resultados ruins são as principais justificativas para adiar o início do treino. Mas, todos esses fatores desaparecem quando o engajamento aos exercícios realmente acontece.

Quem vence as dificuldades só tem a ganhar com o fim do sedentarismo. A prática de atividades físicas queima calorias, controla a saúde, acelera o metabolismo e tonifica os músculos. Os exercícios regulares melhoram a qualidade de vida e são essenciais para a longevidade.

Neste contexto, o check-up médico também é uma ferramenta preventiva fundamental para conhecer os fatores de risco para à saúde, buscando corrigi-los com a mudança no estilo de vida. Exames regulares permitem avaliar o corpo como um todo, levando em conta o lado emocional e sinalizam os impactos do estresse na saúde de cada um. As mudanças na rotina quanto a otimização da saúde serão observadas no check-up. Aproveite o momento e adquira novos hábitos para a sua vida.Melhor que curar é prevenir. Este é o caminho para se ter uma longevidade saudável.

 

Jeniffer S. Cornélio

Enfermeira

Coren-MG 212.311

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *