Musculação Emagrece?

Muitos indivíduos que estão em um programa de tratamento para emagrecer acham que a musculação atrapalha este processo, por acreditar que embora haja uma perda da porcentagem de gordura, há também um aumento da massa magra (massa muscular), podendo não apresentar perda de peso na balança.

Na verdade, o ideal para conseguir o objetivo do emagrecimento é mudar a composição corporal e não necessariamente somente o peso na balança.

Vários estudos presentes na literatura mundial asseguram que a prática de musculação acelera o metabolismo em até 12% no pós-treino imediato e mesmo após 15 horas de treinamento o metabolismo continua 7% mais alto, pois o músculo é um tecido vivo e precisa de nutrição para sobreviver, gastando calorias apenas por existir. Portanto, quanto mais massa muscular você tiver, mais acelerado será seu metabolismo e mais calorias você gastará. É comprovado que a musculação aumenta a massa magra, sendo esta a responsável em acelerar o metabolismo de 17 a 25 vezes mais do que a massa de gordura, com isso quanto maior a massa muscular de um indivíduo, mais acelerado será o seu metabolismo e o seu gasto calórico.

Vamos analisar este exemplo: Com 1kg a mais de músculo no corpo você consome 15 kcal extras por dia. Analisando a longo prazo (10 meses) se você conseguir ganhar 2kg de músculos, poderá perder 8400 calorias. Você poderá eliminar de 2 kg a 3 kg de gordura em 12 semanas, fazendo musculação 3x por semana. É claro que o acompanhamento nutricional é parte fundamental para o alcance e principalmente para a manutenção do resultado.

Sem dúvida, o ideal é associar controle nutricional, exercícios aeróbios e a musculação num programa individualizado e adequado as suas necessidades, biotipo e condicionamento físico.  E lembre-se: Praticar atividade física regular é SAÚDE!

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