NEM TODA ATIVIDADE FÍSICA É EXERCÍCIO FÍSICO

Hoje em dia muito tem se falado de atividade física, tanto para saúde quanto para qualidade de vida, mas você realmente compreende o que é atividade física?

O movimento é natural ao homem. No dia a dia andamos, subimos escadas, sentamos, agachamos, movimentamos braços e pernas…

Todo e qualquer movimento humano é chamado de atividade física, portanto somos totalmente dependentes dela e devemos entendê-la para avaliar sua necessidade.

Portanto, ao praticar muitas das suas atividades cotidianas como ir a pé até a padaria, participar de um passeio ciclístico, subir escadas, fazer faxina, dançar, brincar de pega-pega, subir em árvore, cavalgar, jogar uma pelada, praticar natação etc., você está praticando atividade física.

Agora para se obter reais benefícios e resultados dela devemos praticá-la na forma de exercício físico. É isso mesmo! O exercício físico é uma forma de atividade física que tem como objetivo melhorar a aptidão física.

É o exercício, e não qualquer atividade, que melhora a saúde e protege o organismo das doenças.

A definição de exercício físico  pelo Conselho Federal de Educação Física é:

   “Seqüência sistematizada de movimentos de diferentes segmentos corporais, executados de forma planejada, segundo um determinado objetivo a atingir. Uma das formas de atividade física planejada, estruturada, repetitiva, que objetiva o desenvolvimento da aptidão física, do condicionamento físico, de habilidades motoras ou reabilitação orgânico-funcional, definido de acordo com diagnóstico de necessidade ou carências específicas de seus praticantes, em contextos sociais diferenciados.”

 

Natália Francisca Louredo

Profissional de Educação Física

CREF 026778-G/MG

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *