Níveis de Ansiedade

A ansiedade está presente em nós, é útil, ela é a resposta ao stress diário, dependendo do que sentimos podemos dizer que existem vários níveis de ansiedade. E como qualquer outra coisa na vida tudo que tende a extremos não faz bem a saúde.

Aqui vamos marcar algumas caracteristicas que podem lhe ajudar a identificar como anda o nivel da sua ansiedade.

 Nivel Normal

A ansiedade é uma reação normal, dita bioadaptativa, ou seja, é uma resposta do corpo a algum tipo de estressor externo, por exemplo, diante de uma ameaça (um predador), o organismo deve reagir aumentando seu ritmo para que este possa se preparar para a luta ou fuga. O ritmo cardíaco aumenta, há contração de vasos periféricos para que se concentre sangue em áreas vitais, a respiração aumenta sua frequência. Portanto, todas estas reações são normais e preparam o indivíduo para enfrentar o estressor externo. É uma sensação difusa, desagradável de apreensão acompanhadas por várias sensações físicas.

Nivel Patológico

A ansiedade se torna patológica em dois momentos:

1. Quando o corpo reage excessivamente a um estímulo, ou seja, quando a ansiedade é desproporcional ao estímulo e transforma uma reação adaptativa em reação desadaptativa, ou mesmo quando ela aparece relacionada a estímulos que normalmente não gerariam ansiedade;

2. Quando ocorre ansiedade na ausência de estímulo deflagrador.

Os transtornos de ansiedade mais comuns são:

  • Sindrome do Pânico
  • Transtorno Obsessivo-compulsivo
  • Tanstorno de Ansiedade Generalizada
  • Transtorno de estresse pós-traumático

A ansiedade patológica caracteriza-se pela intensidade prolongada à situação precipitante, tornando difícil o controle dos sintomas físicos causando prejuízo na atividade social, dificultando e impossibilitando a adaptação. Ao contrário da ansiedade normal, a patológica paralisa o indivíduo, trazendo prejuízos ao seu bem estar.

 Thaís Martins Santos

Psicóloga

CRP -04 24 638

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *