BIOIMPEDÂNCIA

 

Você sabe a porcentagem do seu organismo que é composta por músculo? E por gordura?


A avaliação da composição corporal é um importante fator em qualquer programa de emagrecimento ou manutenção do peso para a prevenção de diversos distúrbios como infarto do miocárdio, hipertensão arterial e diabetes, além de servir como um parâmetro fundamental no acompanhamento do desempenho de indivíduos ativos em atividade física e atletas de elite. Em épocas de atenção ao corpo e principalmente à saúde, um novo aliado ganha cada vez mais espaço em clínicas, academias e consultórios médicos: a bioimpedância.

O exame de Bioimpedância possibilita medir os percentuais de gordura que estão debaixo da pele e entre os órgãos, massa magra e água corporal. Ele é realizado com a colocação de um par de eletrodos na mão e no pé do paciente por onde passa uma corrente elétrica, cuja resistência é medida pelo equipamento. A corrente anda mais rápido pelos tecidos magros (que possuem mais água e eletrólitos) e mais devagar pelos tecidos com gordura. Assim, é possível determinar o conteúdo em gordura de um corpo em porcentagem. Por isso, dizemos que uma pessoa tem, por exemplo, 25% de massa gordurosa e 75% de massa magra. O exame também permite detectar os “falsos magros”, ou seja, pessoas com peso adequado, mas com o percentual de gordura lá nas alturas.

Atenção!!!! Quando subimos na balança estamos pesando músculos, ossos, pele, órgãos, água, fluídos e gordura. Então, nem sempre quando os ponteiros ou números da balança indicam que emagrecemos significa que perdemos gordura corporal. Por isso a Bioimpedância entra como um aliado no acompanhamento dos resultados de um programa de exercícios e de uma dieta equilibrada para o objetivo de redução e manutenção da gordura corporal em níveis saudáveis e a manutenção ou aumento da massa muscular (tecido magro e metabolicamente ativo).

Recomendações para a realização do exame:

– Não realizar atividade física um dia antes.
– Não consumir bebidas alcoólicas e alimentos que contenham cafeína (chá mate, café, refrigerantes que contenham cafeína, energéticos) no dia do exame.
– Estar em jejum de 4 horas.
– Retirar metais (brinco, colar, anel, pulseira, piercing e adornos em geral).

Estas recomendações são necessárias para a melhor precisão dos valores obtidos no exame.

Aguardem a novidade …

 

www.belezainteligente.com.br ( adaptado)

www.endocrinologia.com.brv ( adaptado)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *