NUTRIÇÃO ADEQUADA NA GESTAÇÃO

A gestação é uma fase especial, mas regada de muitas dúvidas. Uma nutrição adequada vai te auxiliar nessa fase.

O ganho de peso e a mudança do corpo são fatores que preocupam as futuras mamães. Mas devemos ter em mente que ganhar peso é esperado, mas esse ganho não é igual para todas e também deve ser controlado.

No primeiro trimestre não é importante ganhar peso, existem até algumas pessoas que podem perder peso na primeira fase da gravidez.

A partir do segundo trimestre o ganho de peso é diferente para cada mulher e vai depender do estado nutricional pré-gestacional. O ganho deverá ser linear e calculado a partir do IMC (índice de massa corporal) pré-gestacional.

A distribuição do peso na gravidez é de 9% para o feto, 14% aumento das mamas, 23% membranas fetais e líquido plasmático, 27% gordura de depósito materno para aporte do leite após a gravidez, 27% volume plasmático.

Uma mãe bem nutrida proporciona nutrição adequada para o desenvolvimento do filho! Então a alimentação deve ser o mais saudável possível.

  • Faça pelo menos, três refeições e dois lanches por dia e evite ficar mais de três horas sem se alimentar. Assim você diminui queimação, azia, náuseas e vômitos.
  • Inclua alimentos do grupo de cereais (arroz, milho, pães e alimentos feitos com farinha de trigo e milho) e prefira sempre os integrais, pois são boas fontes de energia e de fibra para regularizar o intestino.
  • Consuma pelo menos três porções de legumes e verduras nas refeições e três porções de frutas nas sobremesas e nos lanches.
  • Consuma feijão. A combinação de arroz com feijão proporciona o aporte de proteínas ideal para a refeição, além de conter vitaminas e minerais necessários ao desenvolvimento fetal.
  • Consuma diariamente fontes de proteínas: carnes, aves, peixes, ovos e leite.
  • Diminua o consumo de gorduras, embutidos, fast food, sal.
  • Não consuma álcool e nem fume.

Se sentir náuseas, experimente mascar gengibre, pode ajudar a controlar os sintomas. A azia, geralmente, é sinal de que está comendo rápido. Tente mastigar bem e comer devagar. Constipação pode ser falta de fibras, coma frutas com cascas, cereais integrais e beba bastante água.

Siga todas as orientações de médicos e nutricionistas e não terá erro, sua gestação será bem tranquila e com ganho de peso equilibrado!

Shellen Pollyanna

CRN09-14676

Nutricionista Clinlife

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *