Nutrição e Gravidez

 

 

A dieta ideal para as gestantes é aquela que mantém todos os nutrientes para a formação do bebê. Então, nem pensar em comer qualquer coisinha na hora da fome, porque diariamente o corpo precisa de nutrientes para nutrir suas células.

No primeiro trimestre, por exemplo, temos que lembrar que o que se forma é a parte cerebral, e não pode faltar é ácido fólico, ômega 3 (de marca confiável, pois pode estar contaminado com mercúrio), e deve-se evitar bebidas que contêm cafeína, como café, refrigerantes a base de coca, chá preto, chá verde, chá mate.

Outra preocupação que temos que ter durante a gravidez é com a diabetes gestacional e a hipertensão, por isso nada de extrapolar no sal, comidas muito salgadas, e cuidado com os doces, eles podem tornar-se vilões nesse período.

O acompanhamento nutricional, portanto irá orientar a grávida tanto no ganho de peso quanto na prevenção de doenças durante a gravidez, e a introdução de nutrientes para cada fase do desenvolvimento do bebê.

Portanto para as grávidas segue algumas dicas básicas de cuidados da alimentação durante a gravidez:

Consumir pelo menos uma vez ao dia grãos de feijão, lentilha, grão de bico ou ervilhas;

Consumir 04 tipos de frutas ao longo do dia, em forma de suco ou in-natura;

Ingerir pelo menos 01 litro e meio de água durante o dia: água de coco, água, chás gelados, sucos de frutas;

Evitar excessos de gorduras e açúcares;

Comer devagar, mastigando bem os alimentos;

Fracionar a dieta, fazendo no mínimo 05 refeições diárias em horários regulares;

Aumentar a ingestão de fibras através do uso de cascas, bagaços, sementes de frutas e verduras cruas;

 Evite o consumo de bebidas alcoólicas (pois afetam o desenvolvimento do feto);

Não sentar ou deitar logo após as refeições

Optar por adoçante de Stevia ou Sucralose, pois esses são naturais e não causam mal ao bebê!

 

Gabriela França

CRN 8054

Nutricionista Clinlife

 

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