O benefício da prática de exercícios físicos na terceira idade

O aumento da população idosa no Brasil tem levado a muitos questionamentos e preocupações em relação a como envelhecer de forma saudável. Atualmente sabemos que adquirir bons hábitos, como uma alimentação adequada e a prática de exercícios físicos, traz inúmeros benefícios para envelhecer com qualidade de vida.

Os exercícios físicos vão ajudar o idoso a executar melhor suas atividades de vida diária a partir do aumento da força muscular, do equilíbrio, da flexibilidade, da resistência aeróbica e da melhora da composição corporal.

É importante saber que todos os indivíduos com idade avançada devem praticar alguma modalidade de exercício físico. A escolha dessa modalidade deve ter como principais características o prazer do idoso ao praticá-la e, além disso, a modalidade escolhida deve se adaptar a condição física do mesmo.

Mas o exercício físico não vai ajudar a melhorar apenas aspectos físicos do idoso.  A prática regular de alguma modalidade de exercícios pode ajudar no autoconhecimento, na melhora da autoestima, do humor e o aumento do relaxamento. Tudo isso ocorre devido à sensação de prazer e de bem-estar causada pela liberação de endorfina pelo organismo durante os exercícios. Essa condição ajuda a diminuir e prevenir a depressão.

O envolvimento do idoso com outros indivíduos da mesma idade durante a prática de exercícios físicos em grupo favorece a socialização fazendo com que o mesmo aumente seu contato social prevenindo do isolamento social e consequentemente do possível surgimento da  depressão.

A prática de exercícios pode ajudar na manutenção e na melhora da memória, visto que pela repetição e pela dificuldade na realização dos movimentos exigidos, trabalha-se a atenção, a concentração, o raciocínio e o aprendizado motor.

Com o organismo mais fortalecido através dos exercícios físicos e com o aumento do seu contato social promovido pelos exercícios em grupo, o idoso adoece menos fisicamente e psicologicamente melhorando sua qualidade de vida e recuperando sua autoconfiança.

Flávia Ferreira Simão

CREF: 015957-G/MG

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *