O CACAU E OS BENEFÍCIOS PARA A SAÚDE

O cacau já foi utilizado por civilizações antigas como um medicamento e acreditava-se que ele fazia bem para a saúde. Uma pesquisa recente mostra que essas culturas podiam estar corretas.

Pesquisadores da Universidade Americana Harvard afirmam que o consumo do alimento está associado a reduções na pressão sanguínea, melhoria das condições de vasos sanguíneos e de níveis de colesterol. Eles fazem essa declaração tendo como base informações de 21 estudos e dados de 2.575 pessoas.

O novo estudo sugere que as propriedades benéficas do cacau vêm de substâncias chamadas flavonóides, comuns em frutas, chá, vinho, café e vegetais. Os flavonóides têm a capacidade de prevenir doenças cardíacas e o consumo de cacau rico nessa substância mostrou estar relacionado à redução de fatores de risco de diabetes. A resistência à insulina também diminuiu em pessoas que consumiam o alimento.

É interessante ressaltar que comer cacau não aumentou nível de gorduras no sangue e nem causou obesidade em nenhum dos participantes.

Apesar de os resultados do estudo serem favoráveis, mais pesquisas são necessárias para que as propriedades benéficas do cacau sejam compreendidas. A maioria dos estudos que analisa esse tópico usa chocolate amargo sem açúcar em suas pesquisas, sendo que a maior parte do chocolate disponível no mercado tem açúcar e gordura adicionados à sua fórmula. Também é desconhecida a dosagem de cacau que seria necessária para trazer melhoras à saúde da pessoa.

Fonte: Uol

Related posts:

  1. Importância das fibras para a manutenção da saúde
  2. Cuidados para a saúde na terceira idade
  3. As três principais razões para tomarmos café da manhã
  4. Benefícios do Salmão!
  5. PRODUTO DIET E LIGHT, COMO DIFERENCIAR?

6 comentários

  1. Publicado em 28 de março de 2011 às 5:42 PM | Permalink

    al m do p de cacau e diversos tipos de chocolate em barras que s o produzidos pelas ind strias. al m disso as ind strias farmac uticas usam a manteiga de cacau para l bios ressecados e tamb m como mat ria prima para suposit rios. o escritor jorge amado relata em tr s livros diferentes a disputa da terra e a saga do cacau em terras do sem fim cacau e s o jorge dos ilh us.

  2. Publicado em 1 de abril de 2011 às 6:10 AM | Permalink

    Todo nutricista e endocrinologista afirma que porções pequenas de chocolate podem ser benéficas se o chocolate tiver grande parte de cacau em sua produção. Neste caso, o chocolate pode não ser tão doce, mas não deixa de ser saboroso, pelo contrário. E ainda tem a vantagem de trazer alguns benefícios à saúde. Viva o cacau!

  3. Barbara
    Publicado em 13 de abril de 2013 às 11:04 AM | Permalink

    Eu passei a consumir somente chocolate amargo e agora quando como o ao leite vejo uma diferença enorme. É tudo muito doce… o amargo com 70 % 55% de cacau é muito saboroso. Por esse fato acabei tirando o açúcar refinado da minha alimentação, uso stevia. E com essa abstinência ao açúcar refinado, acredito que meu paladar mudou.

  4. Publicado em 25 de abril de 2013 às 7:57 PM | Permalink

    Otimo…..!

  5. Publicado em 25 de abril de 2013 às 7:58 PM | Permalink

    otimo…!

  6. Publicado em 25 de abril de 2013 às 8:04 PM | Permalink

    Adorei! Continuem assim!…

Envie um comentário

Seu email não será divulgado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*


+ 1 = 9