O cérebro como aliado no emagrecimento

 

Se tratando de emagrecimento é de conhecimento de todos a necessidade de ingerir menos calorias do que seu corpo consegue gastar, mas será que é somente isso ou podemos ter uma ajuda extra? Nos últimos anos a ciência tem comprovado e oferecido algumas técnicas que podem facilitar e melhorar o resultado de quem está querendo emagrecer.

Somente dizer para as pessoas que elas devem mudar sua alimentação não é o suficiente. Treinar o seu cérebro também é muito importante para se obter um bom resultado, pesquisadores descobriram que se forem adicionadas técnicas de visualização ao elaborar um plano com os objetivos e ações necessárias aumentam as chances de sucesso de perda de peso. Estas técnicas demonstram que temos que visualizar quando, onde e como a comida vai ser comprada, preparada e consumida.

O cérebro comanda o corpo em todas as suas funções, durante a dieta também não será diferente. Ao iniciar um programa de emagrecimento é fundamental que sua mente esteja preparada para isto, pois o fator psicológico exerce grande influencia em dar continuidade aos objetivos e planejamento das ações.   

Atualmente vem sendo falado sobre a neurofitness que estimula o cérebro para uma melhora do desempenho cognitivo raciocínio, memória, concentração e controle do estresse e da ansiedade, que por conseqüência irá auxiliar na perda de peso.

Esta técnica se propõe auxiliar a perda de peso, pois é o cérebro quem manda o comando da fome, faz as opções alimentares, seleciona as quantidades. Também na atividade física influencia o tipo e a intensidade do exercício, assim como é a cabeça que se frustra com os resultados que não foram satisfatórios, desanima e faz com que a pessoa desista. Nesse sentido, pode-se dizer que um cérebro melhor treinado auxilia na perda de peso, pois é estimulado a melhorar as escolhas e o comprometimento com os resultados. As pessoas que estabelecem metas e objetivos progressivos criam condições melhores de alcançar o sucesso e serem mais bem sucedidos.

Portanto o que está sendo cada vez mais observado é que a luta contra o excesso de peso é uma batalha que se inicia no cérebro, e não propriamente no estômago, por isso estimule seu cérebro para que ele seja um aliado na conquista dos seus objetivos.

Petrina Gomes de Lima

Psicóloga Clinlife 04/28095

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *