O Dilema do Refrigerante Light

Muitas vezes optamos pelo refrigerante light como uma opção menos calórica para refrescar nosso dia. O que não sabemos, porém, é se estamos fazendo a escolha mais correta para nossa saúde. Ainda existem muitas dúvidas e mitos sobre o assunto. 

É um prazer livre de culpa, um mito sobre a perda de peso e um monstro que vai “sugar” o cálcio dos seus ossos. Ame ou odeie, o refrigerante de baixa caloria que é tão polêmico quanto os custos de campanha política em ano de eleição. Estudos recentes sugerem que alguns refrigerantes de baixa caloria de fato roubam um pouco de cálcio dos seus ossos, especialmente se você os ingere com frequência. Eles podem aumentar o riso de diabetes e muito mais.

Fica a dúvida: será que você deve abandoná-los literalmente?

OS CONTRAS

Refrigerantes cafeinados – de baixa caloria ou não – são a maior ameaça aos seus ossos. Estudos recentes mostram que pode ser a cafeína de alguns refrigerantes, mais do que os ácidos presentes em todos eles, que levam o excesso de cálcio para fora do esqueleto.

O refrigerante de baixa caloria aumenta o risco de diabetes tipo 2 e doenças do coração. Três grandes estudos descobriram que, pessoas que bebem até mesmo uma latinha de refrigerante de baixo teor calórico por dia, têm maior chance de desenvolver síndromes metabólicas, que são um precursor de diabetes e doenças do coração. Por quê? Talvez por que esse tipo de bebida normalmente vem acompanhado de hambúrguer e batatas fritas (ao invés de saladas e frutas); talvez por que eles contêm aromatizante caramelo, que reduz a habilidade do organismo de transformar o açúcar do sangue em mínimas moléculas; talvez por que pessoas com peso extra, que já se colocam em risco de diabetes e problemas cardíacos, consomem a bebida numa tentativa de ingerir menos calorias.

Os refrigerantes de baixa caloria não ajudam a perder peso. Frustrante. Verdadeiro, porém frustrante. E nós sabemos disso. Pior ainda, existe alguma evidência de que adoçantes artificiais realmente incentivam o ganho de peso, possivelmente por que alimentam seu gosto por doces.

Pense bem antes de beber refrigerante!!!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *