O “FAMOSO” MACARRÃO MILAGROSO – KONJAC

A base do macarrão Konjac é praticamente toda de água (cerca de 97%) e um tipo de fibra solúvel (cerca de 3%) chamada de glucomanan, além disso, ele conta com uma pequena quantidade de proteína e alguns minerais, como o cálcio. O diferencial desse macarrão é seu valor calórico, cerca 10 calorias a porção de 200g.

O macarrão Konjac (também conhecido como Ito konnyaku ou shirataki) é feito a partir de um tubérculo, uma espécie de batata, que é proveniente da planta Konjac.  É devido a sua composição de água e glucomanam, que o macarrão tem seu aspecto viscoso.

O macarrão Konjac pode ser utilizado em substituição ao macarrão convencional, acompanhado de alguma proteína, ou com molhos e legumes. Porém é preciso ficar atento, já que ele conta com poucos nutrientes, portanto não supre a necessidade de diversos nutrientes. O ideal seria a substituição de apenas uma refeição no dia e somado a outros alimentos como salada e legumes e algum tipo de carne magra (frango ou bife grelhado).

Como ele ajuda no emagrecimento?

Ele auxilia no emagrecimento porque além de ter um baixo valor calórico, ele é rico em glucomanam, que é uma fibra que não é digerida e que aumenta a sensação de saciedade, então a pessoa come menos. Além disso, as fibras solúveis diminuem a absorção de gordura da alimentação, e também regulam os níveis de açúcar no sangue.

Glucomanam é uma fibra solúvel que quando entra em contato com água é hidratada e forma uma massa viscosa, como se fosse um gel e ganha mais volume. No estômago, ela ocupa mais espaço, e a pessoa se sente mais saciada com menores quantidades de alimento.

Pelo fato do macarrão ter um baixo índice glicêmico, ou seja, não causa picos de insulina, ele é uma boa opção para indivíduos que tenham algum grau de resistência a insulina ou diabetes tipo I e II. Para pessoas com os níveis de colesterol e triglicérides alterados, incluir o macarrão também é uma boa opção, já que as fibras solúveis ajudam a regular os níveis de gordura no sangue, e também a diminuir a absorção de gordura dos alimentos.

Devido ao fato do macarrão ser viscoso, pessoas com dificuldade de deglutição podem ter problema para engolir, como idosos, crianças, ou com algum problema no esôfago

O macarrão vem embalado com um líquido, que auxilia na sua conservação. No preparo é importante enxaguar bem o macarrão, para tirar o líquido e em seguida escaldá-lo rapidamente em água fervente. Por ele não ter muito sabor, uma dica é pingar algumas gotas de limão na água, ou 1 colher de sopa de molho de soja.  Como sugestão, ele pode ser consumido com legumes, e tofú (ou queijo branco) em cubos, e um fio de azeite de oliva extra-virgem.

Ele pode ser encontrado facilmente em lojas especializadas de produtos japoneses, e devido a sua grande procura, já é bem fácil de encontrar em lojas de produtos naturais.

Receita com Macarrão Konjac

Ingredientes:

500gramas de macarrão Konjac

300gramas de frango desfiado

04 colheres (sopa) de gergelim branco

03 colheres (sopa) de azeite extra-virgem

02 dentes de alho picadinhos

Punhado de manjericão fresco

01 colher (café) de sal

1/2 cenoura média ralada

1/2 abobrinha ralada

Modo de Preparo:

Cozinhe o macarrão por 3 minutos ou conforme embalagem. Em uma panela coloque o azeite e o alho. Deixe dourar rapidamente. Depois coloque o frango e os outros ingredientes. Misture bastante na panela ainda no fogo, fique por 3 minutos, desligue e reserve. No prato ou refratário de vidro, por cima do macarrão pronto, despeje o gergelim branco e mais 1 fio de azeite extra-virgem.

Fonte: adaptado www.ncnutre.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *