O inverno e nosso estado emocional!

No inverno é comum algumas pessoas relatarem que ficam mais introspectivas, mais centradas em si e até um pouco mais tristes…  Isso pode acontecer porque com o frio tendemos a nos isolar mais sociamente.

Existe uma ligação também com a maior produção de melatonina no frio. A melatonina é um hormônio secretado pela glândula pineal. A glândula pineal é a responsável por secretar substâncias que controlem a regulação endócrina, o ciclo de sono e vigília, do sistema imunológico, entre outros.

Esse hormônio passa a ser liberado na ausência de luz. No inverno, existe menos luz, pois escurece mais rápido, assim sendo produzimos mais melatonina. Como a melatonina é o regulador natural do sono, automaticamente passamos a sentir mais sono, a ficar mais caseiros e um pouco mais isolados.

Precisamos prestar atenção para que continuemos a ter nossa vida social pois, devido a termos mais sono, não deixarmos que isso influencie de forma negativa em nossa vida. Ao acordarmos, ao invés de reclamar que queríamos ficar mais na cama, no quentinho dos cobertores, no soninho bom que ainda não se foi, pense que aquele será um grande dia e que você teve a oportunidade de acordar para vivenciá-lo. Salte da cama com pensamentos positivos, tome um banho bem quentinho, uma xícara de café e imagine que aquele será um dia de novas oportunidades. Os pensamentos positivos sempre nos ajudam há termos um dia melhor.

Lembre-se também que, no inverno, nosso corpo gasta mais energia para se manter aquecido, sendo assim, passamos a sentir mais fome.Abuse dos chás quentes, sopas leves de legumes e não se esqueça que continuar as atividades físicas é de suma importância. Não somente para evitar que engordemos (como sentimos mais fome, passamos há comer um pouco mais). Mas, sobretudo, para continuar liberando endorfina, que é o hormônio do bem estar liberado durante as práticas de atividades físicas. Considerada um analgésico natural, a endorfina ajuda na redução do estresse e ansiedade, aliviando as nossas tensões.

Precisamos usar o frio a nosso favor, não deixando que o desânimo tome conta, que a vontade de não sair da cama prevaleça. Redobrar ainda mais a atenção e cuidado conosco, para que fiquemos ainda mais elegantes, mais saudáveis e mais animados durante esta estação do ano.

Convide os amigos para uma boa sessão de cinema, em casa mesmo, com edredons, brincadeiras e diversão.

Lembremos sempre que a estação passa, virão outras, então saibamos aproveitar muito bem a beleza que cada estação do ano trás!

Cristiane Froes

Psicóloga Clinlife

CRP: 35.330

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *