O poder do simples ato de se espreguiçar

Qual é a primeira ação que você faz depois de abrir os olhos ao despertar pela manhã? Simplesmente salta da cama? Ou se permite alguns minutos ainda nela para um breve alongamento muscular, que fazemos instintivamente desde bebês, ainda dentro do útero materno? Já percebeu que diminuímos essa ação tão natural ao longo dos anos, principalmente depois que nos tornamos adultos e vivemos numa eterna correria.

A palavra espreguiçar no dicionário significa tirar a preguiça, despertar, estirando os membros, bocejando por efeito do sono ou preguiça.

Especialistas relatam que essa simples ação logo pela manhã ativa a circulação sanguínea, melhora a postura e contribui para a flexibilidade do corpo, trazendo mais disposição para já levantarmos e enfrentarmos as tarefas do dia que nos espera.

Quem agradece também são as articulações, pois de manhã estão descançadas e o alongamento mantém os níveis ideais do líquido sinovial presente nas mesmas, ou seja, melhor lubrificação para um melhor funcionamento!

Quando acordamos a mente até começa a trabalhar rapidamente, mas o corpo possui outro “tempo” e não responde logo a esse “tranco”. Dar aquela espreguiçada libera endorfinas, hormônios neurotransmissores que são responsáveis pela sensação de bem-estar. Outro hormônio, a serotonina, também é liberada nesse processo, o que ajuda a ativar a memória e a dar mais disposição ao corpo.

Mas, com tantos benefícios, devemos espreguiçar apenas ao acordarmos? Não! Aquelas dores musculares e cefaleias tensionais que sentimos ao longo do dia podem ser aliviadas com o ato de espreguiçar sempre, várias vezes ao dia, como fazem os gatos, mestres nessa ação!

A partir da adolescência, começamos a perder a flexibilidade por falta de alongamento problemas de coluna e joelhos começam, cada vez mais, a aparecer nos jovens. Espreguiçar-se também é uma forma de alongar e preservar a flexibilidade.

Então, quantas vezes você já se espreguiçou hoje?

Boas espreguiçadas!

Bom dia!

Boa saúde para você!

Por Viviane Souto

Profissional de Educação Física

CREF 024803-G/MG

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *