O que é CrossFit?

O Crossfit surgiu a alguns anos mas só agora está em destaque aqui no Brasil. O Crossfit não é só uma nova modalidade, é uma marca registrada, por isso não se pode usar o nome da marca sem ser afiliado à marca.

Uma frase que define o Crossfit é: Movimentos Funcionais, constantemente variados e em alta intensidade.

Entenda movimentos funcionais como padrões de recrutamento motor universal, sendo realizados em movimentos de contração desde o centro do corpo até a extremidade, podendo ser realizados de forma multiarticular. Eles são movimentos locomotores naturais, eficazes e eficientes do nosso corpo e de objetos externos. Porém, nenhum aspecto dos movimentos funcionais é tão importante quanto a sua capacidade de mover grandes cargas por longas distâncias e o mais rápido possível.

Desde o começo, objetivo do CrossFit tem sido conquistar um condicionamento físico amplo, geral e inclusivo, através do máximo aperfeiçoamento das 10 competências físicas conhecidas: resistência cardiorrespiratória, resistência muscular, força, flexibilidade, potência, velocidade, coordenação, agilidade, equilíbrio e precisão.

Para isso os treinamentos são montados seguindo uma combinação de movimentos de Ginástica Olímpica, movimentos de Levantamento de Peso Olímpico e movimentos do Atletismo. Esses movimentos são adaptados de acordo com o aluno, levando em consideração o seu sexo, idade, nível de condicionamento físico ou qualquer outra necessidade que precise ser adaptada.

Portanto, qualquer pessoa pode praticar o Crossfit, basta querer. Procure um Box(Academia) afiliado(www.crossfit.com) para conhecer um pouco mais.

Rodrigo Menezes – Profissional de Educação Física
Cref 09991-G/DF

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *