O que é metabolismo?

Metabolismo é um conjunto de reações, ocorridas em nosso corpo, que tem por objetivo gerar energia.

O metabolismo divide-se em duas etapas: catabolismo (onde há degradação, ou “quebra” de compostos) e anabolismo (que é a síntese, ou seja, formação de compostos).

Cada pessoa necessita de um valor mínimo de energia para desempenhar funções como respiração e funcionamento cardiovascular, à este valor damos o nome de taxa de metabólica basal (TMB).

O metabolismo é influenciado por inúmeros fatores, tais como genética, idade, peso, altura, sexo, temperatura ambiente, dieta e prática de exercícios. Sendo assim, há pessoas que gastarão mais ou menos energia do que outras. Isto explica porque alguns comem de tudo e não engordam, enquanto outros lutam para perder alguns quilos a mais.

 

Fatores que influenciam no metabolismo:

  • Tecido Muscular: quanto mais músculo, maior seu metabolismo, isso porque o músculo é um tecido ativo e requer maior quantidade de energia.
  • Atividade Física: Se não houver a realização de atividades físicas o nosso metabolismo será cada vez menor (mais lento), menos energia será gasta e mais gordura será armazenada nos adipócitos (células de gordura) a fim de estocar energia.
  • Água: A maioria das funções do corpo acontece na presença de água. Sua falta desacelera o metabolismo. Por isso, beba pelo menos 8-10 copos por dia.
  • Sexo: O metabolismo masculino é mais acelerado do que o feminino, pois os homens apresentam proporção maior de massa muscular e menor de gordura do que as mulheres.
  • Idade: A partir dos 30 anos o metabolismo começa a ficar mais lento, mas à isso está associado o fato das pessoas tornarem-se mais sedentárias, o que acarreta uma perda gradual de massa muscular.

 

DICAS PARA ACELERAR O METABOLISMO

  • Pratique atividade física: a prática de exercícios acelera seu metabolismo.
  • Não pule refeições: isso ajuda a tirar o organismo do “modo lento”. Além disso, a privação de alimentos por longos períodos faz com que seu organismo entenda que é necessário economizar energia para tempos de escassez
  • Durma bem: durante o sono a produção do hormônio Leptina (responsável pela sensação de saciedade) é aumentada. Ao mesmo tempo em que o hormônio Grelina (hormônio do apetite) tem sua produção reduzida.
  • Fique de olho na alimentação: Alimentos ricos em fibras (grãos integrais, legumes, frutas e verduras) levam mais tempo para serem digeridos e por isso aceleram o metabolismo.

 

Juliana Castilho

Nutricionista Clinlife

CRN 4524

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