O que é o treinamento em circuito?

O treinamento em circuito foi idealizado por R. E. Morgan e G. T. Adamson, em 1953, na Inglaterra e é considerado uma das melhores opções para quem quer emagrecer de forma saudável e definitiva, caso seja praticado com regularidade.

Um dos benefícios desse tipo de treinamento físico é que pode ser praticado em qualquer idade, desde a infância, como recreação, até a terceira idade, sendo indicado também para pessoas obesas, como parte do processo de emagrecimento.

O circuito consiste em uma série de diferentes exercícios, dispostos em estações, de forma que o praticante executa um exercício após o outro durante um tempo determinado, dando pequenos intervalos. O tipo de treino e sua intensidade serão determinados pelo profissional de acordo com os objetivos do praticante e seu nível de condicionamento físico.

Uma das maiores características desse tipo de treino é sua versatilidade e o dinamismo, pois o praticante poderá experimentar diversas modalidades no mesmo dia de treino, como por exemplo, exercícios de musculação, corrida, ciclismo, step, ginástica, entre outros, utilizando diversos materiais como cones, arcos, bolas, elásticos, colchonetes e etc.

O treinamento em circuito deve ser indicado para pessoas que gostam de aulas dinâmicas e que gostam de variar os exercícios. Pode ser indicado também para pessoas que procuram a melhora do condicionamento físico geral, o desenvolvimento de diversas habilidades físicas, emagrecimento, fortalecimento muscular, melhorar o equilíbrio, dentre outros objetivos.

Outros benefícios do treino em circuito são:

• Pode ser realizado em qualquer lugar (praias, praças, parques, bosques e também lugares fechados como quadras e salas de ginástica);
• Pode ser praticado individualmente ou em grupo;
•Os resultados são percebidos rapidamente.

O treino em circuito é uma grande tendência e a sua prática cresce devido as suas diversas possibilidades e ao seu resultado rápido (quando praticado com regularidade).  Experimente!

Para iniciar qualquer tipo de exercícios físicos é necessário passar por um médico e ser acompanhado por um educador físico, que é o profissional adequado para ensinar os exercícios físicos.

Flávia Ferreira Simão

Educadora Física

CREF 015957-G/MG

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *