A IMPORTÂNCIA DE UMA AVALIAÇÃO FÍSICA MINUCIOSA

Ei! Você sabia que realizar avaliações físicas, fisioterápicas e/ou ter um atestado médico, onde normalmente mede-se somente pressão arterial e faz-se uma breve anamnese não é fator determinante para iniciar a prática de exercícios físicos?! Sabe por quê?!

Porque o corpo em repouso funciona de forma totalmente diferente da sob a tensão do exercício físico.

Para atender às necessidades de um corpo em movimento diversos hormônios são liberados para orquestrar várias respostas que envolvem o coração, os vasos sanguíneos, o sistema nervoso, os pulmões, o fígado e a pele.

Portanto a circulação sanguínea, a respiração, a pressão arterial, a temperatura corporal, entre outras são afetadas.

Em virtude de todas essas situações é indispensável à realização do teste ergométrico. Pois ele irá avaliar a sua real capacidade física para iniciar os treinamentos para que não ocorram diversos eventos cardiovasculares graves, como desmaios, infarto, AVC, arritmias e morte súbita, que podem ocorrer quando é ultrapassada a intensidade de esforço máxima que poderia ser tolerada.

Lembrando que o teste não tem por finalidade o incapacitar para a prática de exercícios físicos, mas preservar seu estado funcional e instrumentalizar o profissional para uma melhor adaptação do seu treino.

Tenhamos em mente que a saúde vem antes de qualquer projeto!

 

Natália Francisca Louredo

Profissional de Educação Física

CREF 026778-G/MG

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *