O que são alimentos funcionais e para que servem?

 

 

Alimentos funcionais são alimentos ou ingredientes que oferecem benefícios à saúde, além de suas funções nutricionais básicas. Eles podem, por exemplo, reduzir o risco de doenças crônicas degenerativas, como câncer e diabetes, entre outras.
Mas os alimentos funcionais não atuam como medicamentos. Então, para que seus benefícios sejam alcançados, é preciso consumi-los de maneira regular, incluindo principalmente vegetais, frutas cereais integrais na rotina alimentar. Afinal, grande parte dos componentes ativos estudados se encontra nesses alimentos.
Um detalhe fundamental para o consumo eficaz dos alimentos funcionais, eles só trazem benefícios quando combinados a uma dieta equilibrada e balanceada. Não adianta utilizar um alimento para controlar o colesterol, por exemplo, se o consumo não for combinado a uma dieta pobre em gordura saturada e colesterol.

Conheça alguns compostos funcionais e para que servem e em quais alimentos são encontrados:

-Isoflavonas
Para que servem: Ação estrogênica (reduz sintomas da menopausa) e anti-câncer. Onde encontrar: Soja e derivados.

– Proteínas de soja

Para que servem: Redução dos níveis de colesterol. Onde encontrar: Soja e derivados.
– Ácidos graxos ômega-3

Para que servem: Redução do LDL – colesterol; ação antiinflamatória; indispensável para o desenvolvimento do cérebro e da retina de recém nascidos. Onde encontrar: Peixes marinhos como sardinha, salmão, atum, anchova, arenque, etc.
– Ácido a – linolênico

Para que serve: Estimula o sistema imunológico e tem ação antiinflamatória.
Onde encontrar: Óleos de linhaça, soja, nozes e amêndoas.
– Catequinas

Para que servem: Reduzem a incidência de certos tipos de câncer, reduzem o colesterol e estimulam o sistema imunológico. Onde encontrar: Chá verde, cerejas, amoras, framboesas, mirtilo, uva roxa, vinho tinto.

-Licopeno
Para que serve: Antioxidante, reduz níveis de colesterol e o risco de certos tipos de câncer, como de próstata. Onde encontrar: Tomate e derivados, goiaba vermelha, pimentão vermelho, melancia.

-Luteína e Zeaxantina

Para que servem: São Antioxidantes; protegem contra degeneração macular.
Onde encontrar: Folhas verdes (luteína). Pequi e milho (zeaxantina).

– Flavonóides

Para que servem: Atividade anti-câncer, vasodilatadora, antiinflamatória e antioxidante. Onde encontrar: Soja, frutas cítricas, tomate, pimentão, alcachofra, cereja.

– Fibras solúveis e insolúveis

Para que servem: Reduzem o risco de câncer de cólon; melhoram o funcionamento intestinal. As solúveis podem ajudar no controle da glicemia e no tratamento da obesidade, pois dão maior saciedade. Onde encontrar: Cereais integrais como aveia, centeio, cevada, farelo de trigo, etc; leguminosas como a soja, feijão, ervilha, etc;  hortaliças com talos e frutas com casca.

– Prebióticos – frutooligossacarídeos, inulina

Para que servem: Ativam a microflora intestinal, favorecendo o bom funcionamento do intestino. Onde encontrar: Extraídos de vegetais como raiz de chicória e batata yacon.

– Probióticos – Bífidobacterias e Lactobacilos

Para que servem: Favorecem as funções gastrointestinais, reduzindo o risco de constipação e câncer de cólon. Onde encontrar: Leites fermentados, Iogurtes e outros produtos lácteos fermentados.

                                                                                            Luana Gomes de Melo

Nutricionista Clinlife

CRN – 5963

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