Obesidade

O aumento de peso ou a obesidade pode ocorrer por diversos fatores, seja por causas genéticas, hormonais, ambientais e também psicológicas.

Alterações emocionais podem deixar as pessoas vulneráveis a um comportamento alimentar disfuncional, levando-as a comer compulsivamente ou mais que o necessário, tentando preencher o vazio emocional com a comida.

Atualmente a nossa cultura enfatiza muito a boa forma independente dos graus de obesidade, mas para poder classificar uma pessoa como obesa foi criado o índice de massa corporal (IMC), este método define que a obesidade seria classificada a partir de um IMC superior a 30 kg/m².

Conflitos e problemas emocionais são observados como causadores ou consequências da obesidade. A depressão e ansiedade são bastante comuns, juntamente com uma condição clínica alterada. O estresse é outro fator que favorece o aumento de peso, pois ele faz com que um hormônio chamado cortisol libere aminoácidos do músculo, levando-os para o fígado e fazendo com que seja transformado em açúcar e conseqüentemente em gordura, principalmente sob forma de gordura na região abdominal, também favorece a retenção de líquido.

O tratamento psicológico possibilita que a pessoa consiga se organizar emocionalmente e desenvolver condições para lidar com suas questões, refletir sobre suas dificuldades e buscar soluções para mudança de peso e comportamento, avaliar os pensamentos negativos inadequados que muito contribuem para a manutenção da obesidade. Ajudando o paciente a ampliar a consciência sobre si, permitindo que equilibre-se emocionalmente e melhore a ansiedade, que é um ativador da compulsão.

As mudanças no tratamento da obesidade devem ocorrer de dentro para fora, pois emagrecer vai além de dietas, fazer atividade física, ou fazer uso de medicamentos, é preciso rever e modificar o estilo de vida com mudanças nos hábitos alimentares, emocionais, preocupar-se em ter uma manutenção do peso e não somente diminuir as calorias diárias por um tempo limitado.

Petrina Gomes de Lima

Psicóloga Clinlife 04/28095

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *