O mito do ovo

Muito já se ouviu falar do ovo por aí, principalmente o fato de que a quantidade de colesterol presente na gema pode ser prejudicial à saúde. Porém, o ovo vem quebrando o mito de “vilão” nos últimos anos.

Considerado um dos alimentos mais completos, promove saciedade e garante um aporte adequado de proteínas de alto valor biológico. Além disso, o ovo é fonte de aminoácido triptofano (precursor da serotonina que promove sensação de bem-estar), gorduras monoinsaturadas (que fazem bem ao coração), antioxidantes (que previnem a lesão ocular), vitaminas e minerais, podendo ser incluso na alimentação diária, sem medo.

Mas, e o colesterol presente na gema?

De fato, o ovo tem colesterol como todo produto de origem animal. Porém, a gordura ‘boa’ prevalece. Além disso, a colina, nutriente presente na gema é responsável por manter a saúde das funções cerebrais, atua na redução da absorção do colesterol. Sendo assim, é preciso moderação e o consumo não deve ultrapassar de 1 a 2 ovos por dia.

Benefícios do ovo para a saúde:

Favorece o aumento de massa muscular para praticantes de atividade física;

  • Opção para quem quer perder peso e evitar carboidratos à noite;
  • Substitui a proteína da carne vermelha;
  • Quando consumido pela manhã promove saciedade ao longo do dia;
  • Auxilia na perda de peso quando consumido com alimentos integrais, vegetais e frutas.

Christiane Veloso

Nutricionista Clinlife

CRN 8158

 

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