PÃO NA DIETA, PODE?

Pão engorda, certo? Ao contrário do que muita gente pensa, a nutricionista Olga Durante diz que a resposta é “depende”. Segundo ela, depende da quantidade ingerida, do que usamos como acompanhamento e do que é feito o pão. “Ele é um ótimo alimento, uma vez que sacia a fome, pois é rico em amido, hidrato de carbono de absorção lenta e é capaz de manter o nível de açúcar no sangue estável”, explica.

Quem deseja emagrecer ou manter o peso, recomenda-se cerca de dois pães por dia, ou 80 gramas de pão, revela a nutricionista. O truque em regimes saudáveis é comer de forma moderada e adequada às suas necessidades. É também essencial saber escolhê-lo. Olga diz que escolher pães feitos com fibras e grãos integrais é o ideal para manter a saúde. “Assim temos os benefícios de diferentes grupos de alimentos”.

De acordo com a especialista, as fibras facilitam o trânsito intestinal e saciam, já que retardam o esvaziamento gástrico. “As fibras não são ingeridas, nem absorvidas. Sua vantagem é ‘recolher’ excessos de gordura e hidratos de carbono em circulação, fazendo com que não sejam absorvidos e sejam mais facilmente eliminados nas fezes, ajudando a prevenir diabetes e outras doenças”, explica.

Por outro lado, Olga diz que os pães a serem evitados são os de leite e de forma branco, pois são ricos em açúcares e gorduras saturadas que aumentam o nível do colesterol ruim. O pão feito apenas com trigo também não é aconselhável, pela falta de fibras. “Adicione pães integrais a uma dieta que privilegie alimentos saudáveis”.

A nutricionista considera que “uma dieta equilibrada é a melhor forma para ficar saudável. O principal é aprender a comer  corretamente”.
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Fonte: Adaptado do site Terra

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