Perfeccionismo: ajuda ou atrapalha?

Você é daqueles que tem mania por perfeição? Cuidado! Ela pode atravancar sua vida, inclusive seu processo de emagrecimento.

Sem perceber, podemos estar nos esforçando tanto para cumprir idealmente nossas obrigações e tarefas que acabamos ficando frustrados por não atingir o ideal de perfeição. E aí… chutamos o balde!

É isso mesmo… A obsessão total por controle e perfeição acabam gerando descontrole.  Você idealiza que vai seguir rigorosamente o cardápio passado pela nutricionista, que vai fazer a atividade física sistematicamente e aí, na primeira falha, você coloca tudo a perder…

É o chamado pensamento Tudo ou Nada! Sempre digo: Os extremos são perigosos! Para não cair nesta armadilha, escolha um ponto de equilíbrio. Será essencial para sua vida e certamente para o processo de emagrecimento.

Ocorreram falhas em algumas de suas refeições?! Não conseguiu fazer a atividade física na segunda passada?! Não tem problema… Retome suas rotinas com toda vontade no dia seguinte. Manter-se no caminho é a melhor escolha que se pode fazer quando as coisas fogem um pouco do controle. Segue abaixo algumas dicas!

– Mantenha o equilíbrio saudável entre a sua vida pessoal e o trabalho;

– Saiba administrar o tempo para cultivar relacionamentos importantes;

– Exercícios e técnicas de relaxamento ajudam a diminuir o estresse e, consequentemente, dão uma força a mais para conviver com novos desafios diários;

– Pedir ajuda, em vez de ser a ajuda, não é nada vergonhoso. Quando você precisa e vem em boa hora é um benefício que você deve saber aproveitar;

Equilibrar o tempo ideal para por em prática todas essas questões é importante. Quem busca a qualidade de vida deve estar preparado para organizar as atividades para satisfazer seu bem estar e harmonia com o meio que o cerca.

Éricka Heringer Santos

Psicóloga Clínica

CRP 30205/04

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *