Personagens infantis são vilões da alimentação das crianças

Estudo realizado nos Estados Unidos mostra que guloseimas que têm embalagens decoradas com personagens de desenhos animados são as preferidas das crianças

Levar uma criança ao supermercado pode não ser uma boa experiência. A conta acaba ficando mais cara e os pais são obrigados a ceder aos apelos para comprar produtos nem sempre saudáveis para a saúde.

Um estudo realizado na Universidade de Yale Rudd Center para Política Alimentar e Obesidade, em Connecticut, nos Estados Unidos aponta alguns vilões (ou aliados) da alimentação das crianças: os personagens de desenhos animados.

De acordo com o resultado da pesquisa, mais de 50% das crianças acham que um produto que tem a embalagem decorada com personagens animados é mais gostoso que o mesmo produto embalado em um pacote sem ilustrações.

Entre 73 e 85% das crianças que participaram do estudo disseram preferir comer um produto com embalagem de seu desenho favorito a um lanche saudável. Os pesquisadores trabalharam com 40 crianças com idades entre 4 e 6 anos de idade.

Os coloridos personagens de TV aparecem em embalagens de produtos há anos. Embora existam produtos saudáveis com a marca deles, como frutas e verduras, geralmente eles são usados para enfeitar pacotes de batata frita, balas, doces, sorvetes e diversas de outras guloseimas.

Mesmo sendo bastante comum, a prática é condenada por especialistas em nutrição. As crianças não têm a capacidade de entender o poder de persuasão do marketing e, por isso, é preciso protegê-las. Um bom caminho seria usar os mesmos personagens para divulgar produtos saudáveis para a saúde infantil.

De acordo com dados do estudo, nos Estados Unidos, as empresas de alimentos e bebidas investem cerca de US$ 1, 6 bilhão para atrair a atenção das crianças para seus produtos.

Fonte: Revista Época

http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,15257,00.html

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *