Por que fazer uma Avaliação Física?

 

Hoje em dia todos já sabem das importâncias da prática regular de atividade física. Com isso, cada vez mais, vemos pessoas (muitas sedentárias) buscando novas atividades mas sem saber se aquela atividade é a mais recomendada pra ela nesse primeiro momento e muito menos sem saber os seus limites. Qual o próximo passo?

A Avaliação Física deve ser a primeira ferramenta de trabalho para um profissional de Educação Física conhecer um pouco mais seu aluno/cliente, de forma a direcionar a melhor atividade para que aquela pessoa consiga atingir seus objetivos.

Existem muitos testes e diversos protocolos a serem seguidos, abaixo alguns dos pontos mais importantes em uma Avaliação Física:

  • Anamnese: conhecer histórico de saúde e hábitos do seu aluno/cliente;
  • Dobras cutâneas e circunferências: através delas podemos avaliar seu percentual de gordura e medidas que serão utilizados para a definição da melhor atividade/exercício e consequentemente acompanhar a evolução em futuras avaliações;
  • Avaliação postural e testes de flexibilidade: avaliar determinadas limitações que podem ser corrigidas com atividades/exercícios personalizados;
  • Testes ergométricos: através deles podemos definir um zona alvo de frequência cardíaca a ser trabalhada para atingir determinados objetivos.

Portanto, procure um Educador Físico e faça sua Avaliação periodicamente, a Avaliação Física faz parte do seu treino.

*A Avaliação Física não substitui uma Avaliação Médica, procure seu médico antes de iniciar qualquer atividade.

Rodrigo Menezes – Profissional de Educação Física

CREF 09991-G/DF

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *